Sesc Circo vem ao Vale do Taquari pela primeira vez

As atividades também levarão a arte do circo aos bairros de Lajeado.

1428
Crédito: Ariana de Oliveira

Em sua 9ª edição, o lançamento da programação do Sesc Circo ocorreu na tarde desta quarta-feira (27/3) no Laboratório de Inovação de Lajeado, o Labilá. Em 2024,a programação circense vem ao Vale do Taquari após temporadas em Santa Maria e Camaquã. 

A programação, que é gratuita, ocorrerá entre os dias 6  e 14 de abril e reunirá  artistas de diferentes partes do Brasil e do exterior, referência na área. A diretora do Sesc Lajeado, Betina Durayski comemora a vinda deste espetáculo a Lajeado.

“Toda a programação foi pensada com muito carinho. Não é à toa que o Sesc Lajeado traz esse grande projeto a cidade. Todos sabem dos momentos difíceis que passamos em setembro do ano passado”, salienta.

Desde setembro de 2023, as tratativas para trazer o Sesc Circo ao Vale do Taquari estavam sendo feitas, comenta a diretora. O objetivo é proporcionar o espaço da principal da lona de circo para diversas atividades que celebram a arte circense em apresentações pela manhã, tarde e noite.

“Além disso, a gente também vai estar também nos bairros, levando alguns espetáculos para alguns ginásios de escolas da nossa cidade.”, comenta a diretora.

A programação envolve também passeios de Cedelinho pelos bairros de Lajeado em uma grande caravana circense. A arte-educação também é um dos objetivos do Sesc Circo.

Diversas oficinas estão na programação e ocorrerão na sede do Sesc Lajeado, na Rua Silva Jardim, 135, Centro.

É também uma oportunidade dos artistas da região aperfeiçoarem o seu trabalho.  Não é por acaso que a programação foi lançada em 27 de março. A data celebra o Dia do Circo e o Dia do Teatro.

Integram a programação, coletivos de artistas gaúchos com sede em Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul Passo Fundo e Porto Alegre, e dos estados de Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal, além de representantes da Argentina e da Colômbia. Entre os destaques, está o espetáculo paulista “VaiqueuVoo”, dos Sabatino Brothers, q através de acrobacias, narra a história dos grandes aviadores da década de 1930. André Sabatino, um dos artista ex-integrante do renomado Cirque Du Soleil. Destacam-se, ainda, “Yo-Yo – Subir y Bajar Hasta Encontrarse” cor divertidas trapalhadas de um palhaço vivido pelo argentino Sebastián Godoy, que possui apresentações em diferentes continentes no currículo, e “Cabaré Valentin”, espetáculo permeado por malabarismo, mágica e dança aérea do porto-alegrense Circo Híbrido.

A programação é extensa e ocorre em diferentes espaços da cidade. Confira todas atividades em https://www.sesc-rs.com.br/sesccirco/. Confira os locais das atividades:

Lona e largo Sesc Circo

Avenida Piraí, S/N

Sesc Lajeado

Rua Silva Jardim, 135

Ginásio EMEF Dom Pedro I

Bairro Jardim do Cedro – Av. Henrique Stein Filho, 1060

Ginásio EMEF FOK

Bairro Santo Antônio – Av. Bernardino Pinto, 440

Ginásio EMEF Oscar Koefender

Bairro das Nações – R. Uruguai, 49

Ginásio EMEF São João

Bairro Moinhos d’água – R. Carlos Spohr Filho, 3320

Ginásio EMEF São Bento

Bairro São Bento – ERS-413, 6769

Ginásio EMEF Nova Viena

Bairro Olarias – Paulo Emílio Thiesen, 133

Ginásio EMEF Guido Lermen

Bairro Centenário – R. Carlos de Andrade, 66

Ginásio EMEF São José de Conventos

Bairro Conventos – ERS 421, 480

A realização é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lajeado.

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.

- publicidade -