6ª edição do Trem dos Vales inicia 6 de julho

Ao todo 92 passeios poderão ser realizados em 46 datas 

1566
Crédito: Divulgação/Amturvales

O Parque Denardi, em Dois Lajeados, foi o local escolhido nesta terça-feira, 23 de abril,  para o lançamento do calendário de passeios para a temporada 2024 do Trem dos Vales. Lideranças regionais, prefeitos, autoridades, membros do trade turístico regional, empreendedores e imprensa participaram da cerimônia que teve início às 17h, e contou com um total de 130 convidados.  

Em seu pronunciamento, o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, Amturvales, Charles Rossner, resumiu o Trem dos Vales na palavra esperança, relembrando todos os desafios enfrentados no ano passado. “Resumir o Trem dos Vales em uma palavra, significa esperança. Todo o Estado do Rio Grande do Sul sabe e viu o que nós enfrentamos em setembro e novembro do ano passado, mas quem realmente sentiu fomos nós, aqui do Vale do Taquari. O trem é esperança porque manteve negócios abertos, além de ser a locomotiva que arrastou alguns negócios permitindo que alguns empreendedores mantessem as suas  portas abertas. Muitos desses empreendedores se agarram hoje no turismo e naquilo que o trem pode proporcionar para a nossa região”, frisa Rossner. 

Segundo Charles, estar à frente da Amturvales é manter um legado deixado por seus fundadores a 29 anos atrás, onde já sonhavam com o passeio de trem. “Em 29 de março de 1995, Adroaldo Conzatti, que foi prefeito de Encantado, e mais algumas lideranças regionais, fundaram a Amturvales, para que o Vale do Taquari tivesse uma única associação que pensasse exclusivamente o turismo, onde a grande locomotiva, na ideia dessas lideranças era trazer o trem de passageiros, o passeio turístico no Vale do Taquari. Eles sonharam o trem e hoje ele está na sua sexta edição”. 

Para Rossner, o passeio mais bonito do Brasil está no Vale do Taquari. “O passeio mais emocionante também está no Vale do Taquari e os nossos empreendedores precisam de iniciativas como essa, de pessoas que acreditam nisso para que o passeio seja um sucesso. Com o sucesso do trem, os empreendimentos se desenvolvem e tudo isso resulta em uma comunidade e uma sociedade melhor e mais feliz”, finaliza. 

O passeio comemorativo chega à 6ª edição apresentando 46 datas que permitirão a realização de 92 passeios entre os municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum, interligando um roteiro de 46 quilômetros entre a Serra e o Vale do Taquari. Os organizadores do trem turístico esperam a adesão de 48 mil passageiros ao longo de toda a temporada. Os roteiros acontecem aos sábados, domingos e em alguns feriados, conforme calendário. 

- publicidade -