23ª Expovale e 11ª Construmóbil aberta oficialmente

517
Crédito: Divulgação

Estão abertas oficialmente a 23ª Feira Industrial, Comercial e de Serviços do Vale do Taquari (Expovale) e a 11ª Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração (Construmóbil). A cerimônia de abertura ocorreu nesta quinta-feira (7/11), no Pavilhão de Shows do Parque do Imigrante, reunindo centenas de pessoas, entre autoridades, expositores e comunidade em geral. Motivados pelo slogan “Caminhos para o Futuro”, público e lideranças celebraram juntos o início do evento que marca a retomada da região após as catástrofes climáticas de maio.

As feiras,  promovidas pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e prefeitura de Lajeado, tiveram a solenidade iniciada com a Orquestra de Lajeado (Oclaje), seguida de discursos, apresentação da comissão organizadora e momento para agradecimento aos patrocinadores e parceiros. Após as boas-vindas da rainha Tainá Carvalho e princesas Kailani Barbieri e Vanessa Fell, os presentes se dirigiram para o Centro de Eventos, onde ocorreu o desenlace da fita inaugural e a visitação aos estandes.

Presidente da Expovale 2024, Graciela Black, afirmou. “O objetivo de toda esta mobilização, de praticamente quase dois anos, é oportunizar a vocês, prezados expositores, o cenário perfeito para a demonstração dos seus produtos, serviços, tecnologias e gerar novos negócios”. Aos visitantes, fez um convite para que prestigiem e aproveitem a diversidade de atrações culturais e o foco multisetorial evento. A união de forças e o formato estratégico para impulsionar os negócios locais foram destacados pelo presidente da Construmóbil 2024, Daniel Bergesch.

Ao valorizar o momento e a superação, complementou: “acreditamos que a sinergia entre a Expovale e a Construmóbil cria um ambiente propício para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. A construção civil e o setor mobiliário, por exemplo, movimentam uma série de outros segmentos, gerando um impacto positivo em toda a economia local”.

Os presidentes agradeceram e elogiaram o esforço conjunto com a Prefeitura de Lajeado na busca de soluções criativas e inovadoras para solucionar antigos problemas do Parque do Imigrante. Ao se pronunciar, o prefeito Marcelo Caumo ressaltou que o momento também é de demonstrar as potencialidades.

“Passamos por adversidades e vimos que comunidades unidas se recuperam mais rápido”. O gestor público citou números que simbolizam o poder de reação da cidade, como a projeção de finalizar o ano com 1.700 projetos encaminhados, representando mais de 300 mil metros quadrados; e o incremento previsto de 10% no ICMS.

Ao fazer referência ao diferencial do associativismo na promoção de um ambiente mais favorável ao desenvolvimento de negócios e da sociedade, o presidente da Acil, Joni Zagonel, também aproveitou para provocar uma reflexão e fazer um pedido às lideranças políticas. “Precisamos cobrar menos de quem produz, estimular a geração de riquezas através do trabalho e da produtividade e melhorar a legislação”, afirma.

Representando o Governo Estadual, o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Vilson Covatti, salientou a relevância do Vale do Taquari no cenário gaúcho. Em nome da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Felipe Camozatto citou a resiliência e o exemplo da região; referências essas também valorizadas pelo deputado federal Heitor Schuh, o qual observou a diversidade e o arrojo dos espaços comerciais das feiras. Pelo Legislativo de Lajeado, o presidente Lorival Silveira aplaudiu as feiras e a grandeza de quem está presente para seguir em frente.

Segundo dia

Nesta sexta-feira (8/11), os portões abrem às 14h. Além dos mais de 400 expositores, Parque de Diversões, Avenida do Turismo e auditório com atividades técnicas, o segundo dia terá espetáculo do Tholl (20h) e Banda Rosa’ (22h).

- publicidade -