Esperança e otimismo marcam abertura da Avenida do Turismo e Pavilhão da Agricultura Familiar da Expovale + Construmóbil

41
Crédito: Divulgação

O clima de esperança e otimismo deu o tom na cerimônia de abertura da Avenida do Turismo e do Pavilhão da Agricultura Familiar da Expovale + Construmóbil 2024. Com a presença de autoridades, membros da organização e público visitante, e apresentações artísticas do Grupo de Bandeonistas de Forquetinha e do CTG Tropilha Farrapa de Lajeado, o ato simbólico marcou o início das atividades. As atrações vão enaltecer as belezas e potencialidades dos empreendimentos turísticos e as delícias das agroindústrias familiares do Vale do Acolhimento.

Representando a Fetag, Marcos Hinrichsen destacou a parceria com a Emater e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) na viabilização do Pavilhão da Agricultura Familiar e enalteceu o quanto a feira é importante para divulgar os produtores e fortalecer o segmento que faz tanta diferença na economia do Vale do Taquari. Já em nome da Emater, Cristiano Laste reforçou que a região é uma das mais ricas na produção de alimentos e valorizou o quanto a população vem superando os últimos desastres climáticos, buscando alternativas para reconstruir.

Letícia Hater, diretora administrativa da Secretaria do Turismo do RS, afirmou que somos todos merecedores de estar vivendo essa feira depois de tudo que aconteceu. Enfatizando a busca pela reconstrução do Estado, ela apresentou a campanha nacional do turismo gaúcho, que busca convidar a população brasileira a visitar o Estado. Presidente da Expovale, Graciela Black agradeceu o empenho de todos os envolvidos com a realização das atrações e convidou o público a visitar todos os espaços da feira.

Em nome do Governo do Rio Grande do Sul, secretário do Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, declarou que hoje a feira é um case de sucesso no RS e no Brasil, pois mostra a grandeza, a luz e a força do Vale do Taquari. Charles Rossner, presidente da Amturvales, apontou que é impossível não pensar no Vale sem o turismo, dadas as belezas naturais, manifestações culturais e empreendimentos que a região possui. Segundo ele, a inauguração de grandes empreendimentos deve acontecer em breve, reafirmando a capacidade de resiliência da região.

A vice-prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher engrandeceu o sentimento é de celebração: “Daqui para a frente é sucesso, é pujança, é todo mundo crescendo. Nós vamos reerguer o Vale muito melhor”. Da mesma forma, o prefeito Marcelo Caumo salientou o papel das feiras de propiciar momentos de alegria e negócios e de impulsionar o turismo e a agricultura. “Que os sorrisos transcendam cada um de nós e que essas imagens passem a ser as imagens do Vale do Taquari”, desejou, e garantiu: “Todos os nossos sonhos, se trabalhados em conjunto, poderão ser realizados”.

Lançamento

Durante a solenidade também foi anunciado o Centro de Eventos junto ao Hotel Valer do Bairro Montanha. Com mais de 700 m², a previsão de conclusão é para março do ano que vem.

Pavilhão da Agricultura Familiar

No Pavilhão das Agroindústrias Familiares são 50 expositores de 32 diferentes cidades que estarão comercializando delícias como cucas, pães, salames, queijos, sucos, rapaduras, geleias, entre vários outros itens. No local o visitante terá à disposição artesanato rural e plantas ornamentais.

A Avenida do Turismo

A Avenida do Turismo está instalada no mesmo local da última edição, e neste ano, além de valorizar as potencialidades turísticas da região, homenageia as etnias que povoaram o Vale, os duzentos anos da Imigração alemã, comemorados neste ano, e os 150 anos da imigração italiana, que serão completados em 2025.

Diariamente, municípios do Vale do Taquari, Rio Pardo e Serra Gaúcha, em sistema de rodízio, apresentaram seus atrativos e diferenciais. Participam os municípios de Doutor Ricardo, Colinas, Imigrante, Santa Clara do Sul, Taquari, Arroio do Meio, Otávio Rocha, Vespasiano Corrêa, Lajeado, Muçum, Encantado, Travesseiro, Bom Retiro do Sul, Marques de Souza, Ilópolis, Estrela, Anta Gorda e Cruzeiro do Sul, além do Vale do Rio Pardo, Associação Cultural Westfaliana e Grupo Amigos do Sapato de Pau.

Programação Avenida

8/11 – Sexta-feira

  • 14h às 18h – Doutor Ricardo;
  • 18h às 22h – Colinas;

9/11 – Sábado

  • 14h às 18h – Imigrante;
  • 18h às 22h – Santa Clara do Sul;

10/11 – Domingo

  • 10h às 15h – Taquari;
  • 15h às 20h – Arroio do Meio.
- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui