Univates firma parceria com associação italiana do Vêneto

625
Aldo Rozzi Marin (e) e Evania Schneider assinam o acordo // Crédito: Lucas Leandro Brune

A instituição Villa La Palladiana, da região do Vêneto na Itália, assinou acordo de colaboração com a Univates, no início da noite de sábado (16/11), no estande da universidade na Expovale + Construmóbil 2024. O objetivo é fortalecer e implementar ciclos de formação para estudantes e professores nas áreas de patrimônio cultural, arquitetura, meio ambiente e paisagem, turismo, história e economia.

A Villa La Palladiana é alusiva ao arquiteto do século 16, Andrea Paladio. “Essa vila foi toda revitalizada e buscam parcerias fora da Itália, especialmente aqui no Brasil em função da relação com a região do Vêneto, para mostrar e divulgar o que lá fazem. É um trabalho de uma riqueza cultural e histórica muito grande”, explica a reitora da Univates, Evania Schneider.

O acordo prevê diversas ações para o próximo ano, com uma rica troca de conhecimentos e experiências. “Levaremos uma comitiva de estudantes, principalmente do curso de arquitetura e de outras áreas, para um momento de aprendizado”, complementa Evania. No primeiro semestre, o trabalho será on-line. No segundo semestre haverá uma viagem para a Itália, com uma imersão de duas a três semanas. “Eles ficam dentro da vila durante todo o período. Resgatar esta questão histórica dos imigrantes que vieram para cá é valorizar a nossa cultura e as nossas origens”, salienta.

A Villa La Palladiana chegou no curso de Arquitetura da Univates por meio do Museu do Pão, em Ilópolis. “Essa associação buscava uma parceria com uma universidade. Mais uma vez ressalta a importância de uma região como a nossa ter uma universidade que se caracteriza com o Vale. A nossa característica encantou muito eles, de ser uma instituição comunitária, do Vale, que se confunde com o Vale e trabalha muito próxima de toda a região”, conclui a reitora.

O acordo foi assinado pela reitora Evania Schneider e pelo representante da Associação Veneti nel Mondo, Aldo Rozzi Marin. Também estiveram presentes a integrante da entidade italiana, Anna Turcato; o secretário de Cultura e Território da Região do Vêneto, Cristiano Corazzari; o deputado estadual da Região do Vêneto, Luciano Sandonà; a presidente do Comitê Vêneto do Estado do Rio Grande do Sul, Isabel Dalcin; o diretor do Museu do Pão, Ismael Rosset; e a coordenadora de projetos da Associação dos Amigos dos Moinhos, Luciane Predabon.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui