O Treinamento Integrado em Gestão da Qualidade realizado pela Associação Gaúcha para Qualidade (AGQ), promovida pela Cooperativa Dália Alimentos em parceria com o Sistema Ocergs/Sescoop para gerentes e supervisores da Cooperativa no início de novembro abordou a padronização dos processos gráficos de controle.
O Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, explanou sobre o Programa interno da Dália: Gestão Pela Qualidade Total e sua importância nos processos produtivos. “O modelo de gestão pela qualidade foi um divisor de águas na história da Dália. Na década de 1990, a Cooperativa passava por grandes dificuldades, quando inclusive, se cogitava em vender o negócio para outra empresa, mas os Conselheiros de Administração da época decidiram profissionalizar a gestão da empresa”, explicou Freitas.
No primeiro encontro, a instrutora Giani Ferreira Esteves focou no alinhamento do nível de conhecimento técnico entre os líderes e ressaltou a importância de disseminar esse conhecimento aos demais colaboradores. “Realizamos diversas dinâmicas para promover melhorias nos processos produtivos, destacando que a liderança deve ser um exemplo para seus funcionários, trabalhando de acordo com a descrição das padronizações e garantindo o cumprimento dos procedimentos por parte de seus subordinados”, explicou Giani.
No último módulo, a palestrante versou sobre o planejamento estratégico, uma ferramenta essencial para estabelecer metas de longo prazo. “É sempre importante sabermos aonde a empresa está atualmente e o futuro pelo qual almeja chegar. Além disso, constatei que a Dália possui uma cultura de qualidade bem estruturada. O grande desafio é fazer com que os gestores apliquem essas diretrizes na prática do dia a dia”, concluiu.