Certel e Sicoob são reconhecidas no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano

886
Entrega da premiação ocorreu na noite desta terça-feira (03/12) em Brasília / Crédito: Divulgação

Iniciativas inovadoras no cooperativismo social e sustentável foram premiadas no evento realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em Brasília, na terça-feira (3/12). A Cooperativa Certel recebeu o troféu de ouro na categoria Intercooperação, com o projeto Até o Último Associado, e o Sicoob São Miguel conquistou o troféu de prata com o projeto S.O.S. Rio Grande do Sul – Intercooperação e Solidariedade.

Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, destacou que o prêmio celebra tanto os 55 anos da OCB quanto o reconhecimento da ONU ao declarar 2025 o Ano Internacional das Cooperativas. Ele ressaltou que o cooperativismo busca desenvolvimento econômico com prosperidade, sustentabilidade e justiça social. O prêmio recebeu 711 cases de 574 cooperativas, avaliados por uma comissão técnica e um júri especializado. Ao todo, 18 cases foram premiados em seis categorias.

Certel
A Certel foi premiada pelo trabalho intercooperativo de reconstrução das redes de distribuição de energia após a enchente de maio. O presidente da cooperativa, Erineo José Hennemann, agradeceu a todos os envolvidos e ressaltou que a intercooperação foi fundamental para o sucesso da ação.

“Estendemos esse reconhecimento da OCB a todos que nos ajudaram nesse momento tão desafiador. Essa intercooperação deixou exemplos de grandeza e foi decisiva para que tivéssemos êxito em nosso trabalho”, destacou o presidente.

Sicoob

O Sicoob São Miguel foi premiado pela ação “S.O.S. Rio Grande do Sul”, que arrecadou e distribuiu mais de 12 toneladas de alimentos e produtos a vítimas das cheias no Estado. O projeto envolveu mais de 2 mil horas de voluntariado e beneficiou 12 mil pessoas. Marcelo Trevisan, diretor Comercial, destacou o impacto do projeto no fortalecimento do cooperativismo. “A intercooperação vai além de unir esforços. Ela reflete o propósito do cooperativismo em atuar em prol dos territórios em que está inserido”, frisou.

- publicidade -