Mais de 30 alunos do curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande visitaram Bom Retiro do Sul, no sábado (11/1). Coordenada pelas professoras Mercedes Solá Pérez, Rossana Madruga Telles e Laura Dias Prestes, a turma passou também pela cidade de Muçum.
Conforme a Laura, a visita faz parte de um projeto que integra conhecimentos de várias disciplinas, como geomorfologia, planejamento regional, regionalização do espaço mundial e geografia do estado do Rio Grande do Sul.
“Toda a água da trágica enchente de maio de 2024 desembocou no Rio Grande. Viemos ao Vale do Taquari para estudar o fenômeno das cheias em uma configuração de paisagem completamente diferente da do litoral sul”, explica.
História e turismo lado a lado
Em Bom Retiro do Sul, o grupo foi recebido pelo coordenador do Turismo, José Luís Costa, e pela presidente do Conselho Municipal da Cultura, Clarisse Gravina Dorensbach.
Recebidos no Memorial Bom-retirense, o grupo conheceu um pouco da história do município. O trabalho de campo findou na Barragem Eclusa, com foco no estudo de recuperação dos territórios atingidos pelas cheias.
“A vinda ao Vale se deu para que possamos observar o impacto das enchentes e como as cidades têm trabalhado a reconstrução. Aqui em Bom Retiro do Sul, observamos que se conserva a história, mas o município tem se organizado para sair de área alagáveis”, conclui.


