Na quinta-feira (30/1), a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) promoveu uma reunião com os novos gestores municipais de turismo das cidades da região. Na ocasião, foram apresentadas as ações da entidade, as frentes de trabalho durante as cheias e demais alinhamentos.
O presidente da Amturvales, Charles Rossner, lembra que, no ano passado, foi divulgado o novo Mapa do Turismo Brasileiro. Agora, todos os municípios associados à entidade estão catalogados. O desafio é atualizar os cadastros. “Para conseguir recursos, o município precisa estar no Mapa do Turismo. Precisa ter ações, um conselho municipal ativo, legislação e orçamento. A gente ajuda os municípios nesse sentido”, explica.
Para Rossner, os gestores municipais já entenderam a importância do turismo. Agora, a região tem um posicionamento diferente sobre o assunto. “Anos atrás, a gente tinha dificuldade em convencer o gestor a integrar a Amturvales, porque ele não via isso como investimento. Agora, isso mudou”, destaca. Um indicativo dessa mudança é que todos os planos de governo dos candidatos às prefeituras de todas as cidades incluíam propostas para o turismo.
“A gente via que o turismo era deixado de lado. Mas, com esse trabalho que estamos fazendo e que está fortalecido, hoje até pequenos municípios que não tinham o viés do turismo tão claro entendem que, sim, ele pode gerar emprego, desenvolvimento e atrair pessoas.”
30 anos da Amturvales
Em março, a entidade completa três décadas. Para comemorar, uma série de ações está sendo planejada. “Nossa bandeira continua sendo a volta do Trem, que entendemos ter uma importância para todo o estado”, salienta Rossner, em referência ao Trem dos Vales, paralisado desde a enchente de maio.
A entidade também está desenvolvendo novos modelos de gestão, trilhas de capacitação e conhecimento para as empresas, além de criar conexões com outras regiões turísticas. Nos dias 26 e 27 de março, em parceria com a prefeita de Imigrante, será realizado o Seminário Regional do Turismo.
Leia mais sobre:
Ainda em março, Charles Rossner deixa a gestão da Amturvales, depois de quatro anos.
Confira a entrevista completa: