Campeonato Municipal de Roca Sales 2025 terá o retorno dos Aspirantes

731
Sempre com grande presença de torcida, campeonato inicia no dia 16 de fevereiro / Divulgação

O tradicional Campeonato Municipal de Futebol de Roca Sales já tem data para começar. No dia 16 de fevereiro, seis equipes darão o pontapé inicial na competição, que neste ano traz como principal novidade o retorno da categoria Aspirantes.

Coordenador de Esportes do município, Jean Johans, destaca que o retorno da categoria influencia no aumento de jogadores que farão parte das equipes. “O campeonato vai ter como grande novidade o retorno da categoria Aspirantes, que há algum tempo já não vinha sendo disputada. Com isso, teremos um aumento significativo no número de atletas envolvidos, totalizando 94 jogadores a mais em relação à edição passada”, aponta Jean.

Novo formato

O campeonato deste ano terá seis equipes divididas em dois grupos. Na primeira fase, os times do Grupo A enfrentarão os do Grupo B, com uma classificação geral, de onde avançam os quatro melhores para as semifinais.

Outro ponto é a mudança na arbitragem. A organização optou pela equipe da Pivi Arbitragem, que retorna ao município após alguns anos. “Acreditamos que essa escolha vai agregar qualidade ao campeonato, pois são profissionais altamente capacitados e que sempre estão conosco para auxiliar”, afirma Jean. Também, o campeonato agora utilizará o fichário eletrônico da Aslivata, para facilitar a inscrição e organização das equipes.

A partida inicial do campeonato será única. Com confronto entre Copalto e Botafogo, no Campo do Copalto. Após a abertura, serão dois jogos por domingo, sendo a rodada final da primeira fase formada por três partidas.

Partidas – Aspirantes
RodadaDataHorárioConfrontoSede
16/214h30CopaltoxBotafogoCopalto
23/214h30SerrinhaxEsperançaSerrinha
23/214h30Real LionsxXV de NovembroConstância
Partidas – Titulares
RodadaDataHorárioConfrontoSede
16/216h30CopaltoxBotafogoCopalto
23/216h30SerrinhaxEsperançaSerrinha
23/216h30Real LionsxXV de NovembroConstância

Inscrição e critérios

Cada equipe poderá inscrever até 25 jogadores na categoria Aspirantes e 22 na categoria Titulares. Os atletas inscritos no Aspirante podem atuar no time principal, mas aqueles registrados na categoria principal não podem jogar no Aspirante.

Diferente de algumas competições regionais, Roca Sales não terá limite de idade na categoria Aspirantes. “Nossa ideia era estipular um limite mínimo de atletas por idade, mas como os clubes tiveram que buscar quase o dobro de jogadores em relação aos anos anteriores, por isso essa adaptação foi necessária”, explica Jean.

Quanto à participação de atletas de fora do município, a regra é clara: apenas jogadores com vínculo comprovado em Roca Sales poderão atuar na categoria Aspirantes. Já na categoria Titulares, cada equipe pode ter até dois atletas de fora. O vínculo pode ser comprovado por meio de nascimento no município, residência de, pelo menos, seis meses com documentação comprobatória ou contrato de trabalho também de no mínimo seis meses.

Regional da Aslivata

Jean também estima a possibilidade de Roca Sales voltar a ter representantes em competições regionais, realizadas pela Associação de Ligas do Vale do Tauari – Aslivata. “O Esporte Clube Concórdia manifestou interesse em participar do torneio regional na categoria Veteranos. Nosso objetivo é incentivar outras equipes a também entrarem nessas disputas, que são muito importantes para fortalecer o futebol da nossa cidade”, completa.

Além disso, após o encerramento do campeonato de Aspirantes e Titulares, a prefeitura organizará uma competição voltada às equipes Veteranas.

Tradição e renovação

O município sempre foi reconhecido como um celeiro de talentos no futebol, ao revelar jogadores que brilharam em competições estaduais e nacionais. Entre os nomes de destaque estão Elton e Roberto Fensterseifer, Kuki, Volmir Massaroca, Diego Ziegg, atualmente na responsável pelas categorias de base do Juventude, e Padu Carvalho, que segue carreira no futebol pelo leste europeu.

Jean, que também é professor de escolinhas de futebol há mais de 13 anos, destaca a importância da formação de novos talentos. “Temos atletas em clubes como Juventude e Água Santa, de São Paulo. Nosso objetivo é continuar incentivando a prática do esporte e proporcionar oportunidades para os jovens jogadores”, acrescenta.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui