A 3ª Reunião de Atualização Técnica sobre Calagem e Adubação em Frutíferas, agendada para 21, 22 e 23 de maio de 2025 em Bento Gonçalves, debaterá os impactos das mudanças climáticas na fruticultura do Sul do Brasil. O evento é voltado para produtores rurais, extensionistas e outros profissionais do setor,no intuito de com o objetivo de apresentar novas tecnologias e conhecimentos sobre o manejo do solo e a nutrição de plantas frutíferas.
Gustavo Brunetto, Dr em Ciências do Solo, detalhou a importância de pensar na qualidade dos solos e também a necessidade de pesquisas que respondam aos problemas enfrentados pelos produtores. ”É papel da pesquisa responder às demandas da sociedade”, destaca.
Perdas no Vale dos Taquari
Em abril e maio do ano passado, as fortes chuvas causaram deslizamentos e perda de solos, levando nutrientes e matéria orgânica para os rios. Em contrapartida, a estiagem também prejudica o crescimento e a produção das plantas.
No Vale do Taquari, a situação é ainda maior pela carência de apoio financeiro à pesquisa. Apesar dos danos enormes causados pelas enchentes, a região não recebeu o aporte necessário para a realização de estudos que possam orientar as práticas de recuperação do solo. A perda de estrutura do solo dificulta a absorção de nutrientes pelas plantas, impactando a produção agrícola.Para mitigar esses problemas, os especialistas recomendam a adoção de práticas de manejo adequadas, como a análise do solo, a calagem, a adubação, o uso de plantas de cobertura e a manutenção de resíduos vegetais. Além disso, o uso de bioinsumos e bioestimulantes pode auxiliar as plantas a enfrentar condições de estresse hídrico e nutricional.
Sobre a reunião
A reunião técnica em Bento Gonçalves será uma oportunidade para discutir essas questões e buscar soluções para os desafios da fruticultura no Sul do Brasil. A expectativa é que o evento contribua para o fortalecimento da pesquisa e o desenvolvimento de práticas agrícolas mais sustentáveis e adaptadas às mudanças climáticas.
Mais informações sobre o evento você confere aqui.
Confira a entrevista completa: