No dia 16 de fevereiro, cerca de mil pessoas assistiram à exibição do documentário sobre a Matriz Santo Inácio, que retrata a fé dos imigrantes que chegaram à região e a trajetória da criação da Paróquia Santo Inácio de Loyola. O audiovisual, com 20 minutos de duração, destaca momentos históricos e a importância da paróquia para Lajeado e região. Para isso, conta com depoimentos do escritor e historiador José Alfredo Schierolt, da aposentada Delesia Inês Ramos, da cantora Stella Marido Reckziegel, do Padre Roni Fengler, pároco da Santo Inácio, e do presidente do Conselho Administrativo da paróquia, Antônio Luiz Schnorr.
A primeira exibição ocorreu na Capela São José, a mais antiga da Paróquia, localizada às margens da ERS 421, no Bairro Conventos. A capela tem papel fundamental na história religiosa da região. Cerca de cem pessoas acompanharam a apresentação logo após a missa das 8h30. Já a segunda exibição foi realizada na própria Igreja Matriz, após a missa das 19h, reunindo um público expressivo.
O projeto foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Ministério da Cultura e Governo Federal), por meio do Edital 274 Audiovisual Lajeado, promovido pela Prefeitura de Lajeado, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).
O documentário começou a ser desenvolvido em novembro de 2023, com a construção do roteiro, seguida pela captação de imagens e entrevistas com personagens. A produção narra a trajetória da igreja desde sua construção original, em 1881, passando pelo trágico incêndio de 1953, sua reconstrução, concluída em 1958, e a reforma realizada em 2010.
O filme também documenta as recentes consequências da enchente de 2024. Além de relatar desafios e transformações ao longo do tempo, o documentário ressalta que a Igreja Santo Inácio de Loyola é mais do que um espaço religioso: trata-se de um símbolo da identidade cultural e histórica de Lajeado/RS.
O documentário será disponibilizado nas redes sociais da Paróquia Santo Inácio e da SECEL. Com o compromisso de promover acessibilidade, o audiovisual conta com legendas, linguagem de sinais, audiodescrição e legenda descritiva, garantindo que um público mais amplo possa ter acesso à sua mensagem e ao seu conteúdo histórico.