
Uma comitiva de líderes do Vale do Taquari se reuniu nesta quarta-feira (19/2) com o Vice-Governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, para tratar da recuperação da ferrovia da região e discutir questões relacionadas às rodovias. O encontro, realizado no Palácio Piratini, contou com a presença de prefeitos, empresários e outras lideranças do Vale.
De acordo com o presidente da Amturvales, Charles Rossner, durante o encontro foi apresentado ao Vice-Governador o interesse da região em reformar o trecho ferroviário e retirá-lo da concessão da Rumo Logística. “Informamos ao Vice-Governador que há interesse da parte do Vale do Taquari em revitalizar o trecho e tirá-lo da responsabilidade da empresa, para que possamos agilizar a volta dos passeios do Trem dos Vales”, afirmou.
O Vice-Governador destacou que os investimentos necessários são de competência federal e que o governo estadual não tem gestão sobre o assunto. No entanto, ele se colocou à disposição para ajudar, sugerindo a abertura de um canal de comunicação com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, para facilitar a solução.
Outro ponto discutido, que impacta indiretamente o turismo, foi a questão das rodovias e pedágios. Rossner informou que foi estabelecido um prazo para debater a situação com a população local. “Estamos muito focados na redução das tarifas. Sabemos dos investimentos necessários, mas o Vice-Governador demonstrou sensibilidade para a necessidade de um trabalho mais coeso na concessão do Bloco 2, que inclui o Vale do Taquari”, explicou.
Ao final da reunião, foi acordado que, nos próximos dias, tanto o Vale do Taquari quanto o Governo do Estado apresentarão novos estudos para aprimorar o projeto da concessão. A comitiva do Vale do Taquari ressaltou a importância do diálogo contínuo com o governo estadual e destacou que a expansão da malha ferroviária beneficiará não apenas a economia local, mas também o desenvolvimento de todo o estado.
Além do presidente da Amturvales, participaram do encontro os prefeitos Mateus Trojan (Muçum e Presidente da AMAT), Moisés de Freitas (Sério e Presidente da AMVAT), Tiago Michelon (Vespasiano Correa e Presidente do CONSISA), Fabiana Giacomin (Dois Lajeados), Luciano Ongarato (Coqueiro Baixo), Juliano Moretto (Putinga), Jones Wunsch (Roca Sales), Moisés Cavanus (São Valentim do Sul), Marcelo Schroer (Colinas), Márcia Pez, Secretária de Turismo, Cultura e Esporte e Primeira-Dama, Paula Rosseto (Guaporé). Também participaram o Coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana; a Presidente do Codevat, Cíntia Agostini; o Presidente do CIC Vale do Taquari, Angelo Fontana; e Marlon Ilg, Diretor-Presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.