HBB sobe 19 posições e agora está entre os 60 melhores do país

97
Crédito: Divulgação

O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, integra pelo quinto ano consecutivo a lista dos melhores hospitais do mundo. E não é só isso: o HBB, neste ano, figura na posição 60 do país, em 8º no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26/2) pelos organizadores do ranking – a revista norteamericana Newsweek e a Statista, empresa alemã especialista em coleta de dados.

A comemoração é sempre especial por dois motivos: o HBB não está em um grande centro, e sim numa cidade do interior do Estado, com menos de 100 mil habitantes; e por ser um hospital filantrópico.

A evolução tem sido notável. A primeira vez em que figurou na lista, em 2021, o hospital estava na 95ª posição entre os melhores do Brasil. Dois anos depois havia passado para 91º – isso com mudanças na metodologia da pesquisa, que tornou-se ainda mais rígida. No ano passado, chegou a 79º, portanto entre os 80 melhores hospitais do país. E, agora, sobe mais 19 posições.

A coordenadora do Setor de Qualidade do HBB, Samanta Vanzin, comemora o resultado “Recebemos com imenso orgulho a notícia de estarmos novamente elencados dentre os melhores hospitais do Brasil, sendo que neste ano alcançamos uma colocação inédita. É um misto de alegria e gratidão pelo reconhecimento, e nos instiga a cada vez mais buscarmos a excelência no cuidado com os pacientes. O Cuidado Centrado nas Pessoas e o fortalecimento de Práticas e Processos de trabalho são os nossos desafios constantes, e mantemos o compromisso e a responsabilidade de proporcionarmos o que de melhor podemos entregar de valor à nossa comunidade”, ressalta.

O Diretor Executivo do hospital, Cristiano Dickel, observa que é importante para o HBB figurar na lista, mas que o foco segue sendo sempre, permanente, no paciente e em seus familiares. A busca pelas melhores tecnologias médicas e melhor atendimento, a atenção dispensada para todos os seus públicos e para a comunidade do qual faz parte, são os maiores objetivos.

“Recentemente conquistamos também a Certificação Planetree, uma qualificação internacional que somente outros dois hospitais brasileiros, paulistas, têm. Ela também é voltada ao atendimento do paciente e seus familiares, a colaboradores e médicos. Portanto, o ranking da Newsweek reforça o que já sentimos aqui dentro, no dia a dia, e comprova que nossas ações, atitudes, projetos, estão corretamente voltados ao que importa”, aponta. Ele ainda agradece a aos que fazem parte do HBB. “Queremos agradecer a todos os que fazem parte do nosso hospital, desde o corpo clínico até colaboradores e diretoria. Seguimos firmes na busca por sermos o melhor hospital do interior do Rio Grande do Sul”, enaltece.

Presidente do Hospital Bruno Born, o neurocirurgião Marcos Frank destaca a alegria com a posição. “Estamos muito felizes com o avanço de 19 posições na lista de melhores hospitais do Brasil. O trabalho constante de melhoria de todos os profissionais do HBB faz com que estejamos agora entre os 60 melhores hospitais do Brasil, entre os dez melhores da região Sul e entre os quatro melhores do interior do Rio Grande do Sul. Ficamos orgulhosos do reconhecimento, mas sabemos que nossa responsabilidade e compromisso com melhoria constante que nos levarão até a excelência aumentam mais uma vez”, afirma.

SAIBA MAIS

Para fazer o levantamento em trinta países, a Statista desenvolveu uma metodologia rigorosa que pudesse garantir a qualidade e a validade do ranking. Um conselho global de especialistas médicos certifica o desenvolvimento contínuo e o escopo do projeto, que se baseia em quatro fontes de dados:

– Recomendações hospitalares de colegas: pesquisa on-line entre dezenas de milhares de médicos, profissionais de saúde e gerentes de hospitais em 30 países;

– Experiência do paciente: pesquisa de satisfação do paciente com a hospitalização;

– Métricas de qualidade hospitalar: indicadores médicos (por exemplo, dados sobre qualidade do atendimento para tratamentos, medidas de higiene, segurança do paciente, tempos de espera);

– Implementação de PROMs: pesquisa on-line da Statista sobre implementação e uso de PROMs em hospitais (opcional).

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui