
A Câmara de Vereadores de Teutônia inaugurou seu novo sistema de votação eletrônica na sessão ordinária desta terça-feira (7/5). A medida marca o fim do uso de papel nas sessões legislativas. O painel digital e os tablets utilizados pelos vereadores tornam as votações mais rápidas, sustentáveis e transparentes.
Segundo o presidente da Casa, Luiz Henrique Wermann (PSD), a modernização era uma promessa de gestão. “Durante 42 anos as votações foram feitas do mesmo jeito, com alto consumo de papel. Agora, trazemos tecnologia e sustentabilidade para o Legislativo”, afirmou.
O público, tanto presencial quanto on-line, pode acompanhar os votos em tempo real pelas telas instaladas no plenário. A votação aparece em verde (favorável), amarelo (abstenção) e vermelho (contrário), oferecendo mais clareza e transparência ao processo legislativo.
Cada vereador tem um tablet, no qual registra sua presença em sessão. Durante o encontro, o presidente informa qual o item em apreciação e o vereador dá seu voto, com o resultado final destacado. O painel eletrônico também exibe o vereador que usa a tribuna e o tempo restante para concluir suas explicações pessoais.
Leia mais na Folha Popular do próximo sábado.