Gestantes poderão receber vacina contra bronquiolite a partir de dezembro

82
A comunidade pode atualizar o calendário básico vacinal e, principalmente, se vacinar contra a gripe / Crédito: Pexels

O Ministério da Saúde anunciou que, a partir de dezembro, gestantes poderão receber pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal responsável por casos de bronquiolite em bebês. O imunizante estará disponível para mulheres a partir da 28ª semana de gestação.

O primeiro lote, com 673 mil doses, já começou a ser enviado aos estados. A orientação é que, assim que as vacinas chegarem às unidades básicas de saúde (UBS), as equipes atualizem o cartão vacinal das gestantes, incluindo também as doses contra a covid-19 e a gripe. Na rede privada, o valor pode chegar a R$ 1,5 mil.

Como funciona?

A bronquiolite é, em sua maioria, causada por vírus, geralmente o VSR, e afeta principalmente crianças menores de 2 anos, provocando dificuldade para respirar, febre e tosse.

Todas as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. Não há limite de idade materna, e a recomendação é aplicar uma dose a cada nova gestação. A vacinação materna oferece proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo o risco de hospitalização em caso de infecção pelo VSR. Estudos indicam eficácia de 81,8% na prevenção de quadros respiratórios graves nos primeiros 90 dias de vida.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui