Orquestra de Teutônia rumo à terceira conquista na Europa

589
Primeiro concerto na Alemanha envolveu a plateia / Crédito: Mateus Berlatto

Em busca de uma terceira conquista na Alemanha, a Orquestra de Teutônia desembarcou em Berlim na quarta-feira (31/8). Estão previstas cerca de dez apresentações. O conjunto retorna ao Brasil no dia 13.

Os músicos se apresentarão no 10º Festival de Grimma, um dos mais importantes do mundo. É a terceira participação da Orquestra neste evento. A primeira vez foi em 1997 e a segunda foi em 2000. Em ambas oportunidades os representantes de Teutônia conquistaram o 1º lugar. “Quem escolhe a melhor é o público. Nós nos apresentamos para eles”, explica o regente Astor Dahlfert.

Nesta edição, os instrumentistas competirão na categoria Orquestras Estrangeiras. Conforme Dahlfert, a preparação iniciou há mais de dois meses. “Nossas expectativas são as melhores possíveis. Qualificamos nosso repertório e coreografias. Tem uma expectativa muito grande por parte dos organizadores do festival em nos receberem novamente. Isso nos enche de entusiamo”, afirma.

O repertório será uma volta ao mundo com a música. “Serão espetáculos muito vibrantes e leves; gostosos de se ouvir e de se ver. Apresentaremos músicas das Américas e da Europa”, detalha.

São 22 anos desde a última participação na Alemanha. O maestro explica que, nesse tempo, houve muitos avanços. “Estamos com mais bagagem, mais experientes. A experiência nos proporcionou mais energia também”, ressalta.

Na avaliação do líder, a principal diferença em se apresentar para o público europeu é o comportamento durante os concertos. “Nós temos o nosso temperamento Sul-Americano. Somos calorosos. Eles, geralmente, são mais paradinhos. Nós vivemos a emoção das canções. Gostamos de cantar junto, bater palma e dançar. Eles costumam assistir o espetáculo. São vivências diferentes. Nosso desafio é ganhar a plateia”, enfatiza.

O projeto “Tour na Alemanha – com a Orquestra de Teutônia” teve seu mérito cultural aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e terá financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e Sistema Pró-Cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

ESTREIA INTIMISTA

O primeiro concerto aconteceu na quinta-feira (1º/9), na cidade de Chemnitz, de 250 mil habitantes. Cerca de 500 pessoas prestigiaram a apresentação no Kraftverkehr Chemnitz Autium.

De acordo com o regente, a primeira sensação foi de vitória. “Foi um espetáculo próximo ao público. Uma intimidade foi estabelecida. Cantaram, dançaram e se emocionaram com a nossa performance. Literalmente falando, ganhamos eles. Quando isso acontece há um sentimento de êxito atingido. Foi sensacional”, acentua.

Ontem (2/9) também teve concerto. O segundo espetáculo ocorreu no Straßenbahnmuseum Chemnitz.

Confira a programação completa da Tour na Alemanha
Sábado – 3 de setembro de 2022 (tarde/noite)
– Concerto na sala de concertos do Volkshaus Thum;
Domingo – 4 de setembro de 2022 (meio-dia/tarde)
– Concerto no Tram Museum Chemnitz (local do evento);
Quarta-feira – 7 de setembro de 2022 (15h)
– Concerto ao ar livre no palco borboleta em Bad Lausick;
Sábado – 10 de setembro de 2022 (tarde/noite)
– Concerto no Festival de Grimma 2022;
Domingo – 11 de setembro de 2022 (19h)
– Concerto na marquise Grimma para a final do 10º Festival Internacional de Música de Grimma.

- publicidade -