Morre Carmen Regina, ex-prefeita de Lajeado

Carmen Regina Pereira Cardoso faria 80 anos em 2023.

396
Ex-governante estava em praia em Santa Catarina quando faleceu. Créditos: Arquivo Pessoal/divulgação

Faleceu nesta terça-feira (28/2) Carmen Regina Pereira Cardoso, ex-prefeita de Lajeado. Carmen foi vereadora do município de 1989 a 2004, sendo a primeira mulher a assumir a presidência do Legislativo lajeadense. De 2005 a 2012, exerceu dois mandatos como prefeita pelo antigo Partido Progressista. A ex-governante completaria 80 anos em novembro. Em 2022, Carmen recebeu o título de cidadã lajeadense durante sessão da Câmara de Vereadores.

“Fica o agradecimento à prefeita Carmen por toda a dedicação e comprometimento com o desenvolvimento de nossa cidade e nossa solidariedade a familiares e amigos neste momento de dor. Que seu exemplo e pioneirismo sigam sendo uma inspiração para mulheres na vida pública”, diz a nota da Prefeitura de Lajeado no Instagram.

Em sua rede social, o atual prefeito Marcelo Caumo lamentou a morte da colega de partido:

Que notícia triste chega de Santa Catarina… Recebi uma inesperada ligação do Mozart, nosso líder de governo, que comunicou a passagem da nossa sempre prefeita Carmen Regina. Dona Carmen sempre foi uma referência. Sua humanidade, seu amor por Lajeado e sua dedicação à nossa comunidade foram exemplares. Servi junto dela como procurador, com muito orgulho, em um tempo que aprendi muito com uma verdadeira líder.

Ela estava sempre por dentro dos principais assuntos da vida pública do município, mesmo depois de ter encerrado sua carreira na política. Começou como vereadora, foi a primeira mulher presidente da Câmara de Vereadores e foi também a primeira mulher prefeita de Lajeado, eleita para dois mandatos. Ela fez história com a fibra e a coragem que sempre demonstrou. Foi professora com orgulho, sabia passar bons conselhos e seu ponto de vista era peculiar, com um olho clínico e percepção política apuradíssima.

Que Deus possa consolar a família, sempre tão presente, e os amigos neste momento de dor, e que seu grande legado sirva de consolo para que atravessem este momento de dor. Em sua homenagem, o município de Lajeado decreta luto oficial de três dias. Muito obrigado por tudo, Dona Carmen!

Carmen faleceu na Praia da Pinheira, em Santa Catarina, e a causa da morte ainda não foi divulgada. Ela deixa quatro filhos. O município declarou três dias de luto oficial (Decreto Municipal nº 13.236/2023).

- publicidade -