A Série A do Campeonato Regional Certel Sicredi 2026 da Aslivata deve realizar as partidas de volta das oitavas de final neste domingo (1º/11), com duelos em oito municípios da região que definirão os classificados para a fase de quartas de final.
Com os quatro empates e o mesmo número nas vitórias, as partidas de ida foram truncadas, equilibradas e quentes. O desafio dos clubes é buscar resultados positivos sem que as confusões vistas no dia 18 sejam repetidas, tanto dentro como fora das quatro linhas.
O Canabarrense visita o Brasil em busca de uma vitória para forçar a disputa de penalidades em Marques de Souza. Após o 3 a 0 da ida, os donos da casa precisam apenas de um empate para avançar, enquanto o Tricolor de Canabarro terá de fazer um feito inédito neste Regional: vencer fora de casa.
O único triunfo dos comandados de Black aconteceu no Bairro Canabarro, na rodada que sacramentou a classificação para o mata-mata – goleada por 6 a 2 sobre o 11 Amigos. O time de Sírio Pereira Duarte, por sua vez, ainda não perdeu em casa e no campeonato. São sete jogos, cinco vitórias e dois empates.
No Bairro Teutônia, o Gaúcho recebe o Boavistense depois do empate em 1 a 1, disputado em Boa Vista do Sul. O jogo promete ser quente, ainda mais depois das provocações ao fim da partida de primeira mão. Vini Costa (G) e Vini Catarina (B) estão fora do duelo, após serem expulsos na confusão.
O trunfo do Estádio do Pavão Vermelho pode não ser o grande diferencial, tendo em vista que o Boavistense superou o Gaúcho na classificatória, por 1 a 0, em Teutônia. Entretanto, o mata-mata é um campeonato à parte. Empate força pênaltis, enquanto uma vitória simples dá a vaga ao vencedor.
Depois de perder em Tigrinho Alto, o Juventude joga a vida contra o Imigrante, na Linha Berlim. Conforme dirigentes e torcedores, o 3 a 1 desfavorável da ida não foi justo com a partida feita pelo Ju. Agora, portanto, será preciso vencer para buscar a vaga nas penalidades. Resultado igualado ou triunfo dá a classificação ao time de Nova Bréscia.
O Poço das Antas terá missão difícil em Progresso. O confronto contra o Gaúcho deve ser pegado, ainda mais por ser fora de casa e contra um time poderoso em seus domínios. Entretanto, os poçoantenses podem se apegar à estratégia utilizada pelo Cruzeiro, que venceu em Progresso na classificatória.
Outro duelo que registrou empate na ida foi Tiradentes e Taquariense. O mesmo 1 a 1 ocorreu em Taquari e deixou tudo em aberto para a volta. O Taquariense vai empolgado ao Belvedere, especialmente por ser o único time que furou a defesa do Tira, que aposta na força do plantel e apoio do torcedor para se classificar.
Depois de um gol frenético no último lance, o Estudiantes recebe o Internacional para definir quem avança no clássico de Lajeado. A partida será no Bairro Conventos e qualquer igualdade dá a vaga ao Estudiantes. O Inter, por outro lado, precisa vencer para sonhar com a vaga na marca da cal.
O São Luiz surpreendeu e venceu o Juventude de Guaporé pelo placar de 2 a 1 na ida. A volta será no Albino Pasquali, em Guaporé, e deve ter intensidade a todo momento. Os dois grupos são formados por jogadores enérgicos tudo pode acontecer.
Para fechar, Serrano e Cruzeiro jogam no Serranão. Depois de empate em 2 a 2 na partida de ida, a resolução ficou para Encantado, onde o Serrano não venceu apenas um jogo – empate com o Imigrante. O Cruzeiro chega confiante, pois sua única vitória foi longe de casa.
| Principal – Oitavas de final – Volta – 1º/11 | ||||
| Local | Partida | Ida | ||
| Encantado | Serrano | x | Cruzeiro | 2×2 |
| Marques de Souza | Brasil | x | Canabarrense | 3×0 |
| Nova Bréscia | Tiradentes | x | Taquariense | 1×1 |
| Guaporé | Juventude-Guap | x | São Luiz | 1×2 |
| Westfália | Juventude-We | x | Imigrante | 1×3 |
| Lajeado | Estudiantes | x | Internacional | 1×0 |
| Teutônia | Gaúcho-TT | x | Boavistense | 1×1 |
| Progresso | Gaúcho-Prog | x | Poço das Antas | 1×1 |
| Aspirante – Oitavas de final – Volta – 1º/11 | ||||
| Local | Partida | Ida | ||
| Encantado | Serrano | x | Cruzeiro | 4×0 |
| Marques de Souza | Brasil | x | Canabarrense | 2×1 |
| Nova Bréscia | Tiradentes | x | Taquariense | 3×0 |
| Guaporé | Juventude-Guap | x | São Luiz | 1×2 |
| Westfália | Juventude-We | x | Imigrante | 0x2 |
| Lajeado | Estudiantes | x | Internacional | 2×0 |
| Teutônia | Gaúcho-TT | x | Boavistense | 2×1 |
| Progresso | 11 Amigos | x | Poço das Antas | 1×1 |
| Principal – Oitavas de final | |||||||||||
| # | EQUIPE | PG | J | V | E | D | GP | GS | SG | % | Disc |
| 1º | Brasil | 17 | 7 | 5 | 2 | 0 | 15 | 3 | 12 | 81 | 190 |
| 2º | Serrano | 15 | 7 | 4 | 3 | 0 | 11 | 5 | 6 | 71 | 90 |
| 3º | Estudiantes | 14 | 7 | 4 | 2 | 1 | 11 | 7 | 4 | 67 | 250 |
| 4º | Tiradentes | 13 | 7 | 3 | 4 | 0 | 16 | 1 | 15 | 62 | 340 |
| 5º | Juventude-Guap | 11 | 7 | 3 | 2 | 2 | 13 | 9 | 4 | 52 | 180 |
| 6º | Juventude-We | 11 | 7 | 3 | 2 | 2 | 7 | 7 | 0 | 52 | 240 |
| 7º | SER Gaúcho | 11 | 7 | 3 | 2 | 2 | 11 | 6 | 5 | 52 | 250 |
| 8º | Gaúcho-Prog | 10 | 7 | 3 | 1 | 3 | 13 | 12 | 1 | 48 | 300 |
| 9º | Poço das Antas | 10 | 7 | 2 | 4 | 1 | 7 | 6 | 1 | 48 | 180 |
| 10º | Boavistense | 10 | 7 | 2 | 4 | 1 | 11 | 8 | 3 | 48 | 370 |
| 11º | Imigrante | 9 | 7 | 2 | 3 | 2 | 8 | 6 | 2 | 43 | 170 |
| 12º | São Luiz | 9 | 7 | 2 | 3 | 2 | 8 | 8 | 0 | 43 | 250 |
| 13º | Internacional | 7 | 7 | 1 | 4 | 2 | 5 | 6 | -1 | 33 | 370 |
| 14º | Taquariense | 6 | 7 | 1 | 3 | 3 | 9 | 14 | -5 | 29 | 190 |
| 15º | Cruzeiro | 6 | 7 | 1 | 3 | 3 | 5 | 8 | -3 | 29 | 320 |
| 16º | Canabarrense | 5 | 7 | 1 | 2 | 4 | 11 | 15 | -4 | 24 | 240 |
| Veteranos | ||||
| Local | Partida | Ida | ||
| Bom Retiro do Sul | Rudibar | x | Picada Flor | 5×2 |
| Roca Sales | Concórdia | x | Cruzeiro | 3×0 |
| Arroio do Meio | Cruzeiro Lª32 | x | Penharol | 0x2 |
| Venâncio Aires | Assespe | x | Floriano | 1×1 |

