Expointer terá mais 80 agroindústrias

1468
Crédito: Divulgação / Expointer

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) anunciou a ampliação da capacidade do Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) para a próxima Expointer. A feira, que ocorrerá de 24 de agosto a 1º de setembro, terá 418 estandes, 80 a mais que os 338 da edição passada.

Em 2023, 372 agroindústrias, de 174 municípios gaúchos, comercializaram R$ 8,1 milhões durante o evento, que se realiza no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Com o redimensionamento dos estandes oficializado, o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Sul (MDA/RS), Milton Bernardes, pensa na expansão do PAF para o próximo ano.

O apoio do MDA à agricultura familiar, na Expointer, foi retomado no ano passado, em parceria com o governo do Estado e com entidades parceiras, após sete anos de ausência.

Para a edição deste ano, no entanto, o investimento federal na estrutura deve ser menor.

O secretário Santini entende ser importante ter mais espaço para os empreendimentos familiares, mas considera prioritárias melhorias na climatização e nas cozinhas.

Inscrições abertas para a feira

As inscrições para a participação de agroindústrias familiares na 47ª Expointer foram abertas nesta segunda-feira, dia 22, e prosseguem até 13 de maio.

Interessados na oportunidade devem procurar a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf/RS), a Via Campesina ou os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

Os empreendimentos familiares devem estar inclusos no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf) e estar com a regularização ambiental e tributária em dia. Será necessário apresentar o extrato do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e um licenciamento sanitário válido e atualizado.

- publicidade -