A Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e os alunos das escolas realizaram uma ação com entrega de mudas na avenida Ito João Snel, na sexta-feira (7/6). A ação foi em alusão à Semana do Meio Ambiente (3/6 a 7/6) e ao Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. O tema deste ano foi “Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso de desertificação”.
A atividade envolveu os servidores da Secretaria da Agricultura, alunos e professores. “Foram realizadas duas etapas de distribuição de mudas para motoristas e pedestres. Além das mudas, foram entregues folders com pequenas ações que podemos realizar para a preservação do meio ambiente”, disse o secretário da Agricultura, Gilnei Dahmer.
Uma das professoras envolvidas foi Tailita Tirp, que cobrou dos alunos algumas informações repassadas em aula durante a Semana do Meio Ambiente. Os alunos responderam pequenas questões quanto à preservação do meio ambiente, muitas vezes questionadas pelos motoristas.
Um dos motoristas abordados foi Ernani Birkheuer, proprietário da empresa de reciclagem Ciclo S. Ernani, fez questão de tirar uma fotografia com um dos alunos que lhe entregou uma das mudas. “Que linda ação, que conscientização que nossos alunos estão realizando. São pequenas atitudes como estas que provocam reflexão sobre como estamos tratando o nosso planeta. Se cada um fizer a sua parte, deixaremos um planeta muito melhor para nossos filhos e netos”, destacou Ernani
Segundo a fiscal ambiental, Édina Thomé, os alunos do 5º ano da Emef Santo Antônio e da Emef Arco-Íris distribuíram no total 200 mudas, dentre elas ornamentais e de árvores nativas doadas pelo Viveiro de Mudas Certel. Dentre as plantas nativas, foram entregues mudas de Araçá, Pitangueira, Ingá-Macaco, Chal-Chal, Goiaba, Serrana e Guamirim.