Celebrado todo ano no primeiro sábado do mês de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo será marcado por uma série de ações promovidas pelas cooperativas na região. O Dia C ou Dia de Cooperar, como também é conhecido, diz respeito a um conjunto de atividades de responsabilidade social, lideradas pela Organização das Cooperativas do Brasil. Neste ano, o tema é “Juntos fazemos mais pelas pessoas e por comunidades inteiras”.
Em 2024 comemora-se 15 anos do surgimento do Dia C de Cooperar, um marco que representa a força da data e das ações desenvolvidas. A temática deste ano está relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assinados pelos líderes mundiais de 193 países-membros da ONU em 2016.
No Rio Grande do Sul, o tema vem a calhar, especialmente, pela situação pela qual passa a população gaúcha. O objetivo é mobilizar colaboradores das empresas, associados e comunidade na prática do voluntariado, gerando pequenas e grandes transformações sociais.
Neste sábado (6/7), na região, a ação internacional terá a participação das cooperativas Sicredi, Certel e Sicoob.
Certel
Na área da Certel, a ação “Impulsionando vidas e comunidades” reflete que o valor da doação não se mede pela quantidade, mas pelo amor nela colocado. As ações alusivas à data já arrecadaram, em 37 lojas do Estado e na sede administrativa, em Teutônia, roupas, dinheiro, materiais, móveis e outros. Os itens seguem sendo destinados a funcionários e associados atingidos pela enchente histórica. A Certel também doou lava jatos para entidades, como escolas e CTGs, confeccionou kits e auxiliou com triagem e descarga de doações nos centros de distribuição.
Entre as cidades contempladas estão Brochier, Estrela, Lajeado, Travesseiro, Marques de Souza, Bom Retiro do Sul, Arroio do Meio, Encantado e Teutônia, num total estimado de 555 pessoas beneficiadas.
Sicoob
No Sicoob, a campanha “Abrace o bem” marca o Dia C da cooperativa. Todas as agências do Sicoob São Miguel e do Sistema Sicoob SC/RS estão mobilizadas, com diversas atividades que focam, principalmente, na solidariedade ao povo gaúcho, arrecadando donativos e adquirindo cestas básicas.
As doações são repassadas ao Sistema Ocergs. O Sicoob São Miguel organizou a logística de entrega dos mantimentos, levando os itens até o centro de distribuição da entidade gaúcha, em Canoas. No local, voluntários recebem os materiais e organizam todas as doações em kits, os quais são direcionados às famílias em dificuldade em virtude das enchentes, conforme suas necessidades específicas. Em Teutônia, durante o mês de julho, a agência de Languiru recebe alimentos não perecíveis que, posteriormente, serão destinados à Assistência Social de Teutônia.
Sicredi
Na área da Sicredi Integração RS/MG serão realizadas atividades como doação de sangue, manhã de brincadeiras e oferta de lanches a crianças, distribuição de mudas de árvores e arrecadação de livros, de alimentos e de fraldas adultas. Em Lajeado, a cooperativa distribuirá mudas de árvores na agência do Centro e arrecadará livros na sede regional, no Bairro São Cristóvão.
Próximo sábado
Tanto no Rio Grande do Sul como em Minas Gerais, a Cooperativa Sicredi Ouro Branco realizará mais de 25 atividades nas áreas de atuação. Em Teutônia, a sede administrativa apoiará a realização de recuperação do Parque Princesa do Vale, de Estrela, que ocorrerá no próximo sábado (13/7). Já as agências de Cabanarro, de Imigrante e de Poço das Antas auxiliarão na revitalização da Praça dos Pássaros, em Colinas, destruída pela enchente.
Em Estrela, as duas agências da Sicredi encabeçam a recuperação do Parcão. O espaço foi duramente atingido pela série de cheias entre este ano e 2023, e grande parte da estrutura foi danificada.
Conforme o gerente da Sicredi do Bairro Centro, Edison Griesbach, na oportunidade será feito o refinamento da revitalização, uma vez que a Prefeitura já realiza as obras mais complexas. Cerca de 420 pessoas já confirmadas na ação pintarão brinquedos, cercas, espalharão brita e areia e plantarão flores no local, todas com um motivo maior: recompor o parque e devolvê-lo à comunidade.
“Todos receberão diretrizes macro e, após, serão divididos entre 26 microgrupos de atividades. Cada grupo terá um líder, colaborador da agência. Eles é que apontarão quais os equipamentos necessários e a competência de cada voluntário”, explica Griesbach. As atividades iniciarão às 7h com café da manhã, aquecimento e identificação dos grupos.
Também no próximo sábado, a Cooperativa Cresol embelezará o canteiro do Posto Canteiros, na entrada do Bairro Canabarro, na Via Láctea, em Teutônia. O local será enfeitado com flores laranjas e a população é convidada a colaborar.