Missão Sementes de Solidariedade: plantio de 2 mil árvores em Arroio do Meio e Marques de Souza

Ação de retorno das organizações que compõem a missão inicia nesta sexta e neste sábado

543
Atividade conta com o apoio local das comunidades / Crédito: Pexels

A Missão Sementes de Solidariedade é uma iniciativa coletiva que envolve 20 organizações e movimentos de matriz social, popular e religiosa congregadas para prestar apoio emergencial a pequenos agricultores e agricultoras de matriz familiar, camponesa, quilombola e indígena atingidos pelas inundações em diferentes territórios no Rio Grande do Sul.

Muitas famílias atingidas pelas enchentes ou deslizamentos no território rural nos municípios da região do Vale do Taquari já receberam a visita de equipe, preenchendo um cadastro identificando as principais perdas e as necessidades mais urgentes dos agricultores. Outras famílias ainda irão receber a visita. Os esforços de visitação a comunidades rurais atingidas segue acontecendo e se a sua comunidade ainda não foi visitada, você pode sinalizar preenchendo um formulário e deixando o seu contato ou de uma liderança local como referência neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScLokOevinwvV195ZMi8F_oxEASQXWlrKncfdGtXrGwfS6_lQ/viewform.

Após a visita, a Missão se compromete a trazer kits voltados ao incentivo da recomposição da capacidade produtiva de alimentos para subsistência e alimentos para manutenção dos animais, contemplando sementes de milho e feijão, mudas de pastagem perene, ramas de mandioca e sementes de hortaliças, mudas de árvores frutífera e outros itens. Também se pretende prestar orientação técnica a todos os atingidos que não tenham sido atendidos ou ainda tenham dúvidas em suas necessidades referentes a acesso a políticas públicas.

Nesta sexta-feira (12/7) e sábado (13/7), será realizado o plantio de 2 mil árvores em Arroio do Meio e Marques de Souza. Duas áreas foram selecionadas para receber o plantio de árvores nativas e frutíferas, plantadas por cerca de 150 jovens integrantes da base do MPA. Os jovens realizam um curso de formação no convento franciscano São Boaventura, no distrito de Daltro Filho em Imigrante há cerca de uma semana. 

Na tarde desta sexta-feira (12), ocorre o plantio em Arroio do Meio. A atividade inicia às 14h, em um terreno junto ao Seminário Sagrado Coração de Jesus, com o apoio da Paróquia local, da Diocese de Santa Cruz do Sul e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Também será realizada a recomposição de uma área de preservação às margens de um arroio. 

A segunda atividade, no sábado, também às 14h,acontece às margens do Rio Forqueta, em Marques de Souza. O apoio local está sendo viabilizado pela prefeitura municipal. Além do plantio das árvores nos dois espaços, agricultores da região que participarem da atividade poderão levar para casa um kit com mudas de árvores e bioinsumos para favorecer o plantio.

Como contribuir?

Doações podem ser encaminhadas para o PIX da Cáritas, com a chave: 33654419.0010-07 (CNPJ). Outra possibilidade de colaboração se dá por meio de depósito bancário para a Conta Corrente: 55.450-2 / Agência 1248-3 (Banco do Brasil). Os recursos e a mobilização estão sendo diretamente administrados pelo escritório regional da Cáritas no Rio Grande do Sul e sendo objeto de prestações de contas continuadas.

Quer participar como voluntário?

Para participar da força-tarefa que realiza as visitas presenciais nas comunidades mapeadas, faça a sua inscrição neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSckoVn8u3y4emI8NbIIF7Jcot5POdbWkaTZsuIdeZE6-vLMhA/viewform

- publicidade -