Governo do Estado abre comportas da barragem eclusa de Bom Retiro do Sul

O nível do Taquari, que tem em média 13 metros, deve baixar até 2 metros em 10 horas.

504
Crédito: Divulgação / AI Lajeado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), realiza um diagnóstico de rios e arroios do Estado. Para o estudo no rio Taquari, as seis comportas da Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul foram abertas na manhã desta quarta-feira (14/8). O nível do Taquari, que tem em média 13 metros, deve baixar até 2 metros em 10 horas. A descida do nível segue até sábado (17/8).

Conforme a secretária estadual da Sema, Marjorie Kauffmann, o processo de baixa do nível faz parte do Programa de Desassoreamento, do Governo do Estado, que visa desassorear córregos, canais de drenagem e sistemas de águas pluviais.

“No caso do rio Taquari, está incluso no programa um processo de diagnóstico e limpeza do rio. Com dois metros a menos, acreditamos que poderemos ver pontos de acúmulos de materiais que devem ser limpos, por parte do Estado ou municípios. Vamos verificar o estado do rio para verificar o melhor investimento do recurso público”, explica.

No sábado, voluntários e uma equipe da Sema vão percorrer o rio para identificar pontos de acúmulo, os tipos de materiais que estão no leito e as formas de limpeza necessárias. Voluntários que quiserem participar da ação podem comparecer ao Porto dos Bruder, em Lajeado, na manhã do sábado.  

- publicidade -