A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Teutônia comemora 33 anos de atuação na vida de pessoas com algum tipo de “deficiência” na próxima terça-feira (12/11). É entre aspas, pois todos seres humanos têm habilidades em determinadas atividades e em outras, não.
A Apae de Teutônia atende usuários de outras cidades da região, oferecendo educação, atividades esportivas e de sociabilização, além de atendimento médico especializado. Inclusive, participa do projeto Jovem Aprendiz, no qual os alunos da instituição têm a oportunidade de atuar em duas empresas da região e possibilidade de ser efetivados no quadro de funcionários.
São mais de três décadas promovendo a formação pedagógica e a sociabilidade dos usuários, que, ao longo do ano, realizam os mais diferentes tipos de trabalhos em educação e arte. Atualmente, são atendidas mais de 350 pessoas.
Pensando nisso, em 2023 ocorreu a primeira edição da Mostra de Trabalhos com a união da Noite Cultural, já tradicional da entidade, com apresentação dos resultados das atividades realizadas ao logo do ano.
A proposta de realizar a Mostra de Trabalhos dentro da própria Apae tem como objetivo levar a comunidade para dentro do ambiente onde os usuários aprendem, sociabilizam e cuidam da saúde.
A diretora da Apae, Raquel Brackmann, explica que a instituição não apenas acolhe as pessoas que necessitam do atendimento especial, mas também é uma instituição de educação. Dentro da sede está localizada a Escola de Educação Especial Crisálida, voltada à formação dos alunos.
“Abrir a Apae para a comunidade é mostrar a capacidade de todos alunos e suas potencialidades”
Raquel Brackmann – diretora da Apae Teutônia
Para celebrar todos esses anos de dedicação e amor ao próximo, a noite do aniversário e da segunda Mostra de Trabalhos contará com apresentações de danças, homenagens aos parceiros e, claro, um bolo oferecido pelo Mercado do Bairro. Uma das pedagogas da Apae, Rita de Cássia Aires e seus alunos envolveram-se durante a semana na confecção de sacolinhas decoradas para distribuir na data da comemoração como forma de presente.

A pedagoga Rita de Cássia Aires mostra confecção de sacolinhas decoradas pelos alunos / Crédito: Ariana de Oliveira
A expectativa é receber cerca de 200 pessoas para uma noite de festa e também retribuição a todos que, voluntariamente, dedicam tempo ou recursos financeiros para que a Apae siga forte ano após ano. O evento terá início às 19h30 na sede, localizada na Avenida Um Leste, no Bairro Centro Administrativo e é voltado aos parceiros, usuários e familiares.