Para abrir a temporada de 2025 nos eventos de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, será realizada a Copa Brasil de Canoagem Velocidade na Lagoa Central, no município de Lagoa Santa, no estado de Minas Gerais.
A competição ocorre durante o fim de semana (12 e 13/4) e é organizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), com o apoio de órgãos públicos de Minas Gerais.
O campeonato reunirá atletas de diversos estados e lugares e terá a participação do Vale do Taquari: a Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca), de Estrela, estará presente e participará de um dos torneios que define o Ranking Nacional de Canoagem Velocidade, o qual somará os pontos da Copa Brasil com o Campeonato Brasileiro. O campeonato também será utilizado como controle para a seleção de atletas para as Equipes Nacionais do Brasil.
Estarão presentes atletas das categorias: Infantil (masculina e feminina), Menor (masc e fem), Cadete (masc e fem), Júnior (masc e fem), Sênior (masc e fem), Master (masc e fem), em embarcações caiaque e canoa. As provas terão as distâncias de 200 metros, 500 metros, 1 mil metros e 3 mil metros.
Aeca
Para o canoísta da Aeca e participante da competição, Leonardo Michels, o campeonato nacional é muito importante, principalmente por colaborar com a escolha de atletas para a seleção brasileira. “Em resumo, é um dos mais importantes pois seleciona mais atletas para a equipe nacional, uma chance de ouro para todos. Temos um atleta que já faz parte da seleção brasileira, inclusive sairá do Centro de Treinamento e vai direto para Lagoa Santa competir conosco”, aponta.
O elenco da Aeca ainda é formado por Caleb Israel de Almeida, que já faz parte da seleção brasileira, Cristian de Almeida Prado, um dos atletas de Lajeado, Larissa Ahlert, de Estrela e Francisco Lepkoski.
Leonardo explica que para se classificar na competição é necessário estar entre os três primeiros colocados em cada bateria (ou prova). Também é possível se atingir um tempo mínimo estipulado, mesmo que não esteja entre os três primeiros colocados, pode se classificar se bater o temp ode corte.
O treinador da Aeca aponta e boa expetativa para a competição, principalmente pela qualidade individual dos atletas. “Estamos com cinco canoístas no total. Todos fizeram um trabalho de base muito forte durante o verão e vamos mostrar os resultados de tantos treinos. Estamos convictos de obtermos resultados excelentes”, acredita.
Para Caleb, a esperança é alcançar uma boa colocação nos 1000 metros e nos 500 metros, o que resulta boa pontuação para a equipe. Cristian espera que o esforço e treinamentos pesados tragam resultados positivos. “As dificuldades que passamos durante todos os meses até chegar aqui devem nos fazer colher bons frutos”, destaca.
Larissa, representante feminina, afirma que almeja “mostrar seu melhor resultado na água”, com uma boa colocação na cadeia feminina para colaborar com a classificação da equipe.
Grandes nomes
O campeonato deste fim de semana terá a presença de grandes nomes brasileiros na modalidade. Atletas como Valdenice Conceição, Isaquias Queiroz, Mateus Nunes Bastos, Ana Paula Vergutz, Jacky Godmann e Vagner Souta estiveram presentes nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, e participarão das provas em Minas Gerais.
Programação:
– Quinta-feira (10/4):
17h: Reunião Técnica Canoagem Velocidade (on-line)
9h às 12h e das 13h às 18h: Treinamentos
– Sexta-feira (11/4):
8h às 18h: Provas de 1 mil metros e 3 mil metros
– Sábado (12/4):
8h às 18h: Provas de 500 metros
– Domingo (13/4):
9h às 16h: Provas de 200 metros