Sem votação de projetos, a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova de segunda-feira (5/5), foi focada nas manifestações dos vereadores e teve uso do espaço da Tribuna Livre por parte da comunidade. O vereador Tiago de Azevedo Lounai pediu afastamento para assumir cargo de secretário municipal. Em seu lugar foi convocada a suplente do PDT, Vanice Inez Drebes, que tomou posse e já atuou na sessão desta semana.
Na abertura da sessão foram destacados os convites para eventos, entre eles o Dia da Família na EMEI José Victor Mairesse no dia 9 de maio, a partir das 19 horas, convite reforçado por vereadores a partir da tribuna. Da mesma forma, vereadores e comunidade foram convidados para o Café Colonial com Baile promovido pela Comunidade da Rede de Água do Pinhal, que será na noite do dia 30 de maio, a partir das 19h30.
O presidente da Rede de Água, Milton da Costa, foi um dos munícipes a usar do espaço da tribuna livre, quando divulgou o evento. Ele destacou a importância da rede, que atende várias comunidades e garante o abastecimento de água também das escolas, de Educação Infantil e o Colégio Estadual do Pinhal. Relatou melhorias já realizadas pela atual diretoria na rede e apresentou as necessidades futuras. O evento busca angariar recursos para auxiliar na necessidade da comunidade, de perfuração de mais um poço artesiano, para garantir o abastecimento em caso de alguma falha no atual.
Outro munícipe a usar da tribuna foi Valdeni Oestraich, que relatou problemas na Rua Imigrante e também pediu providências em relação à alta incidência de mosquitos na região próxima. A vereadora Cristina Aparecida da Rosa, em sua manifestação na tribuna, disse que medidas de controle estão sendo adotadas e que alta incidência do mosquito não é apenas em Fazenda Vilanova, mas em vários municípios da região. A vereadora acredita que tenha relação com as mudanças no clima.
Na tribuna, os vereadores voltaram a falar sobre um novo modelo de quebra-molas para colocação em pontos com intenso movimento. Líderes já foram em busca de informações e, segundo os vereadores, esta alternativa está sendo estudada pelo Executivo.
Polêmicas em torno do esporte
Um dos assuntos que também repercutiu na sessão foi os relatos de uma ocorrência de injúria racial na noite da realização da rodada de quarta-feira da Copa Rota da Serra de Futsal. A vereadora Cristina fez a leitura da nota de repúdio emitida pela Prefeitura de Imigrante, relatando a ocorrência com integrantes da equipe. A vereadora sugeriu que a Câmara de Fazenda Vilanova também se posicione por meio de uma nota, dizendo uma situação do tipo fere os princípios do esporte e os direitos humanos. O vereador Leo Mota complementou dizendo que presenciou os fatos e que as ofensas teriam vindo de uma menor de idade, cuja mãe foi chamada e foi dada sequência em atendimento com a Polícia.
O presidente do Legislativo, Álvaro da Silva Brandão lamentou o fato e destacou que para um clube é difícil ter controle sobre as falas do público e que considera injusto condenar todo um clube ou equipe por conta da manifestação de uma pessoa nos eventos. O prefeito de Fazenda Vilanova, Amarildo Luis da Silva, também emitiu uma manifestação por meio das redes sociais, com “não ao racismo” e pedindo a apuração dos fatos.
O vereador Leo Mota, em sua fala na tribuna, ainda falou de outro incidente de conflito próximo a evento esportivo na terça-feira, que acabou repercutindo nas redes sociais e na comunidade. Leo Mota apresentou a sua versão dos fatos. Mais detalhes sobre este assunto e demais temas abordados a partir da tribuna podem ser conferidos na live da sessão, link disponível na página oficial da Câmara no Facebook.