
A vacina contra a dengue já está disponível nos municípios da região. De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. No Rio Grande do Sul, cerca de 630 mil jovens nessa faixa etária poderão ser beneficiados com a imunização.
O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de 3 meses entre elas. A vacina oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Para adolescentes que já tiveram a doença, a recomendação é aguardar 6 meses antes de receber a vacina.
Teutônia iniciará a vacinação contra a Dengue na quarta-feira (18/2). A aplicação ocorre em todas as salas de vacinas do município: Teutônia, Boa Vista, Alesgut, CAS e ESF 2 – Morada do Sol. Para se vacinar, é necessário apresentar Cartão SUS, caderneta de vacinação, documento com foto e comprovante de residência.
Também haverá uma ação especial no sábado, dia 7 de março, das 8h às 12h. Na ocasião, serão aplicadas a vacina da dengue e do Calendário Básico para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
No primeiro momento, o município recebeu 831 doses do imunizante. Porém, são cerca de 2.000 jovens na faixa etária adequada. Ainda não há data para a próxima remessa de vacinas.
Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença infecciosa febril aguda que não possui tratamento específico. Por isso, a vacinação e o combate ao mosquito transmissor são fundamentais para a proteção individual e coletiva.
Denúncias de focos do mosquito em Teutônia podem ser feitas à Vigilância Ambiental pelo telefone (51) 99386-8459. “A prevenção da Dengue é uma responsabilidade de todos”, ressaltou a Prefeitura Municipal.
Estrela
Em Estrela, a campanha iniciou na segunda-feira (9/2). “O quanto antes iniciarmos o processo de imunização, mais cedo o volume de casos deve ser reduzido”, afirma o secretário Municipal de Saúde, Silas Alves.
A expectativa da equipe de saúde é de grande procura já nas primeiras semanas da campanha. “Estamos oferecendo uma vacina segura e fundamental para reduzir o risco de formas graves da dengue entre nossas crianças e adolescentes. A adesão das famílias é essencial para que essa estratégia tenha o alcance necessário no município e contribua para a proteção coletiva”, complementa.
Com a volta às aulas, a imunização é ainda mais importante. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Estrela, Carmen Hentschke, o risco maior de contaminação com o vírus da dengue ocorre entre os meses de março e abril, após as férias de verão. “As pessoas viajam para lugares nos quais o vírus circula e acabam voltando doentes para Estrela. Por isso é tão importante controlar a presença do vírus por meio da vacinação, para frear o pico de contaminação nos próximos meses”, recomenda.
Até o momento, a Saúde atendeu a 31 casos em suspeita, sendo que destes, dois foram confirmados e cinco aguardam análise do Laboratório Central (Lacen). Um dos casos é remanescente de 2025, mas foi confirmado em janeiro.
Outros municípios
Em Westfália, a vacinação começou na terça-feira (10/2). A vacinação está disponível diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30.
Já em Paverama, a vacinação ocorre na Unidade Básica de Saúde do Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Não é necessário agendamento, apenas levar a caderneta de vacinação. “Como ainda não existe um medicamento específico para o tratamento, a vacinação é fundamental para reduzir hospitalizações e óbitos”, destaca a Administração Municipal.
Em Fazenda Vilanova, a Sala de Vacinas funciona de segunda a sexta-feira, as 8h às 12h e das 13h às 16h30. Além do atendimento regular, será realizado o Dia D de Vacinação neste sábado (14/2), das 8h às 12h.
Em Poço das Antas, a vacinação iniciou na quarta-feira (11/2). A imunização acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 (sextas-feiras, até o fim de fevereiro, atendimento em turno único).
Imigrante também deu início a imunização. A vacina está disponível no Centro de Saúde e na UBS Daltro Filho, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
O município de Colinas recebeu as primeiras 22 doses da vacina. A imunização ocorreu na quinta-feira (12/2), das 8h às 15h.
Horários de vacinação
Westfália
Segunda a sexta-feira
7h30 às 11h e 13h às 16h30
Paverama
Segunda a sexta-feira
8h às 17h
Fazenda Vilanova
Segunda a sexta-feira
8h às 12h e 13h às 16h30
Dia D: sábado (14/2), 8h às 12h
Poço das Antas
Segunda a sexta-feira
8h às 16h30
Imigrante
Segunda a sexta-feira
7h30 às 11h30 e 13h às 17h
Estrela
Posto Central
Segunda a sexta-feira
9h às 16 h
Posto Boa União
Segunda a sexta-feira
8h às 15h
Teutônia
UBS Teutônia, Boa Vista e Alesgut e ESF 2 – Morada do Sol
Segunda-feira a sexta-feira
7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
Centro Avançado de Saúde (CAS)
Segunda a sexta feira: 7h às 20h
Sábados: 8h às 12h
Panorama da doença na região
A Região 30 de Saúde, formada pelos municípios de Bom Retiro do Sul, Colinas, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama, Poço das Antas, Taquari, Teutônia e Westfália, somou 772 casos registrados e um óbito em 2025. Nessa área, Teutônia foi o município com mais casos (326), seguido de Estrela (275) e Paverama (137).

Coordenadoria Regional de Saúde mobilizou municípios para período com maior incidência de casos / Crédito: Divulgação
Em 2026, são três casos confirmados de dengue na região, nos municípios de Estrela, Fazenda Vilanova e Lajeado. O caso de Estrela é importado de Capão da Canoa e os demais são autóctones, ou seja, foram contraídos no município de residência.
Mas, com o início da sazonalidade, período em que tradicionalmente há mais casos, a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) promoveram uma capacitação sobre arboviroses no auditório do Hospital Bruno Born.

