A Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca), de Estrela, passou por um dos principais momentos na história da entidade após completar sua participação no Campeonato Mundial de Canoagem Maratona.
O torneio ocorreu em Gualeguaychú, na Argentina, entre 19 e 25 de outubro. A competição teve presença de cerca de 700 atletas de 37 países e proporcionou a experiência de competir ao lado de alguns dos melhores nomes da modalidade aos representantes da Aeca.
Francisco Lepkoski, Larissa Naiara Ahlert e Théo Carracedo garantiram suas vagas em março, durante o Campeonato Brasileiro realizado em Curitiba (PR).
Apesar de não terem alcançado medalhas ou pódios, os atletas somaram pontos importantes para a delegação brasileira, que encerrou o Mundial na 10ª colocação geral.
As disputas contemplaram provas de caiaque individual e em dupla (K1 e K2), além de canoa individual e em dupla (C1 e C2). A programação incluiu atletas da categoria Máster, a partir dos 35 anos, além de competidores da Paracanoagem e das categorias Júnior, para jovens de 17 e 18 anos, e Sênior, a partir dos 19.
Na maratona, Larissa enfrentou percurso de 19 quilômetros, enquanto Francisco e Théo encararam os 29 quilômetros. A participação de Larissa também marcou um capítulo especial para a associação, pois a jovem foi a primeira atleta feminina da Aeca a disputar um Mundial de Canoagem Maratona.
O resultado é considerado um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela entidade e amplia a experiência internacional dos atletas, que precisaram enfrentar provas de resistência e exigência técnica diante de competidores de diferentes países.
A delegação teve a oportunidade de conhecer aspectos da cultura argentina e da cidade histórica de Gualeguaychú. A programação foi composta por desfile das delegações e apresentações ligadas ao tradicional carnaval local.
Edson Carvalho, diretor administrativo e financeiro da Aeca, destaca a recepção dos argentinos aos representantes brasileiros, que foram frequentemente convidados para fotografias e autógrafos em cadernos e camisetas.
“Foi emocionante ver e sentir o carinho recebido do povo argentino. Esse calor humano nos ajudou na questão de adaptação e desempenho”, afirma.
Próxima temporada
Após os dias e vivências fora do país, os atletas retornam à rotina de treinamentos com o objetivo de seguir em evolução e buscar novos resultados. A primeira competição nacional do próximo calendário está prevista para o início de março.
Conforme Edson, a participação em Gualeguaychú fica como um marco para a Aeca, que levou representantes de Estrela a uma das principais competições da modalidade.
A experiência ampliou o repertório competitivo dos atletas e reforçou o trabalho da associação na formação e no desenvolvimento da canoagem.
“O planejamento a é voltar a focar nos nossos preparativos para o próximo ano e competições. O calendário é agitado e nosso olhar deve se voltar ao Campeonato Brasileiro”, completa.

