Prefeito de Teutônia ingressa com Adin contra Lei que prevê eleição para diretores

Apesar de ter nova lei aprovada na Câmara de Vereadores, prefeito decidiu ingressar com Adin no Tribunal de Justiça

3387
Na sessão da Câmara de Vereadores, foi aprovada nova Lei da Gestão Democrática com o fim da eleição para diretores das escolas

O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup (PSDB), ingressou nesta quarta-feira (14/02) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a Lei Municipal 4.664/2016, que trata da Gestão Democrática e tem a previsão de eleição para diretores das escolas municipais.

Apesar de ter uma nova lei (4.911/2018) aprovada pela Câmara de Vereadores no dia 7 de fevereiro e sancionada no dia 9, o Executivo ainda assim ingressou com a Adin para sustentar e comprovar que a eleição de diretores é inconstitucional e a nomeação destes é competência exclusiva do Chefe do Executivo.

A ação foi encaminhada pelos advogados Gustavo Fregapani de Almeida e Daiana da Silva Toledo. Também foram indicados como interessados e requeridos a Câmara de Vereadores e o Procurador-Geral do Estado. O novo processo iniciou seu trâmite nesta quarta-feira.

A Adin movida pelo prefeito de Teutônia caiu para o desembargador Vicente Barroco de Vasconcellos, que no ano passado extinguiu a Adin movida pela Associação Nacional dos Trabalhadores Terceirizados por considerar a entidade não legítima para ingressar.

Agora, como o prefeito é parte legítima para apresentar a Adin, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul deve se manifestar quanto ao mérito, ou seja, avaliar se é válida ou não a realização de eleição para diretores de escolas municipais.

Leia também:

  1. Compare a Lei 4.664/2016 com a Lei 4.911/2018
  2. Diretoras afastadas reassumem cargos em Teutônia
  3. Justiça concede liminar para diretoras voltarem aos cargos
  4. Vereadores aprovam projeto de lei que extingue eleição para direções de escolas
  5. Lei da Gestão Democrática está vigente
  6. Comunidade escolar protesta contra afastamento de diretora
- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Quanto a diretoria de escola acho que quando é notável uma boa administração e conduta dos diretores e isto aprovado pela comunidade escolar. Esta diretoria deve ser mantida como é o caso da escola Alfredo schaneider. Meus 3 filhos estudam na escola onde podemos ver uma ótima administração e ótima conduta escolar por toda equipe que forma diretoria da escola.

Comments are closed.