Quem deseja viajar para lugares que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela, agora tem a opção de emitir o documento de forma online.
Em janeiro, a novidade foi anunciada pelo governo federal, e desenvolvida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.
Até então, a comunidade lajeadense só podia solicitar o certificado presencialmente no Centro de Orientação ao Viajante (COV), que é vinculado à ANVISA.
Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, a ideia é que todo o processo ocorra de forma online, sem a necessidade de comparecer no COV. “A nova forma facilitará a todos que necessitam do certificado. Após tomar a vacina, que deve ser feita com antecedência de, no mínimo, 10 dias antes da viagem, o viajante deve realizar alguns procedimentos e apresentar os documentos exigidos, tanto na forma online, quanto na presencial”, explica Juliana.
O serviço presencial continuará funcionando no COV. Para que o cidadão possa obter o certificado, o COV desenvolveu o passo a passo de como emitir o documento. Confira neste link: http://twixar.me/hjM3
Centro de orientação ao Viajante
Endereço: Rua Alberto Torres 452 6º andar, bairro Centro, na Sala da Vigilância Epidemiológica.
Horário de atendimento para emitir o certificado presencialmente: terças-feiras e quintas-feiras das 12h30min às 16h10min, mediante agendamento prévio.
Telefone: (51) 3982 -1217.