Através da publicação do Decreto Municipal nº 018/2020, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento à pandemia do Coronavírus (Covid-19), levando em consideração a flexibilização e abertura do comércio em Westfália, alternativas práticas para prevenir o contágio da doença estão sendo recomendadas.
Tendo em vista que o Coronavírus é transmitido de uma pessoa doente para outra principalmente por meio de gotículas de saliva expelidas através de espirro, tosse, catarro ou fala, a Administração Municipal de Westfália recomenda o uso individual de máscaras de proteção da boca e nariz a todos os cidadãos em circulação no Município. Tal medida leva em consideração que, mesmo assintomática, qualquer pessoa pode ser portadora da doença, de forma que, utilizando a máscara, os riscos de transmissão são menores.
As máscaras a serem utilizadas podem ser do tipo caseiras, desde que impeçam a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física. Para isso, é importante que ela seja feita nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e o nariz, e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
O uso das máscaras caseiras não substitui as demais medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde para enfrentar o Coronavírus, sendo de extrema importância adotar também o distanciamento social, a etiqueta respiratória e higienização das mãos de forma conjunta para sua efetividade.
Como cuidar da sua máscara
As medidas de utilização e higienização das máscaras caseiras fazem a diferença para a eficiência da iniciativa. O Ministério da Saúde lista alguns cuidados necessários:
* O uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares, amigos e outros;
* Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara;
* Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la na rua. Não fique ajustando a máscara na rua;
* Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara;
* Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente;
* Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável);
* Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão;
* Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão;
* A máscara deve estar seca para sua reutilização;
* Após secagem da máscara, utilize o ferro quente e acondicione em saco plástico;
* Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade;
* Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida;
* Ao sinais de desgaste da máscara, deve ser inutilizada e nova máscara deve ser feita.