A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e as 27 associações regionais de municípios reuniram-se nesta terça-feira (21/07) com o governador Eduardo Leite para tratar de diversas questões envolvendo o sistema de Distanciamento Controlado.
De acordo com o presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus (Maneco) os prefeitos rejeitaram a proposta que daria mais autonomia para decidir a adesão às medidas das bandeiras do Distanciamento Controlado. Conforme Maneco, os números da pandemia tem aumentado no Estado e o cuidado precisa ser redobrado, e para garantir esse cuidado é preciso ter ações conjuntas e ação unificada. “Precisamos trabalhar juntos, estar unidos. Justamente por isso, neste momento, os prefeitos e prefeitas representando os colegas na reunião, rejeitaram a proposta do governador de transferir a responsabilidade para definição das bandeiras aos municípios e suas associações”, destaca.
Ele reforça que é hora de trabalhar em união, sob a liderança do governo do Estado. “Para que a gente possa melhorar o modelo e vencer o coronavírus juntos, prefeitos, prefeitas, governo de Estado, e toda sociedade gaúcha. Para que tenhamos as menores perdas possíveis com toda essa crise que estamos passando”, pontua.