Teutônia amplia vacinação de pessoas com comorbidades

985

Nesta terça-feira (25/5) deu início a imunização contra Covid-19 do grupo de pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais, em Teutônia.

A aplicação da 1ª dose da vacina ocorre das 13h30 às 18h no Centro de Vacinação de Canabarro, junto à Comunidade Luterana Redentor, e Centro de Vacinação de Languiru, junto ao salão da Comunidade Martin Luther. 

Não é necessário agendamento prévio. Não haverá vacinação nos postos de saúde para o grupo de pessoas com comorbidades.

Fazem parte do grupo prioritário:

– Pacientes em hemodiálise, maiores de 18 anos;
– Pessoas com síndrome de Down, maiores de 18 anos;
– Pessoas com idade de 18 a 59 anos, com comorbidades. É obrigatório apresentar receita médica atualizada;
– Diabéticos (com 18 a 59 anos) podem apresentar a receita atual das medicações;
– Obesos (com 18 a 59 anos) com IMC maior que 40 pode ter laudo ou IMC calculado no posto de saúde, para ser apresentado no local de vacinação;
– Pessoas com deficiência permanentes de 18 a 59 anos, devem apresentar laudo atestando a deficiência.
– Gestantes com comorbidades: somente as situações elencadas pelo Ministério da Saúde e/ou com pedido médico para receber a vacinação;
– Hipertensos que fazem uso de 01 medicação e tenham outra doença associada (trazer comprovante de usos de medicações para hipertensão e comprovante de outra doença associada – apresentar original e cópia para ser retida).

Todos os que serão vacinados devem levar consigo o cartão do SUS, a carteira de vacina, um documento com foto e o laudo para fazer a vacina. Receitas atualizadas só serão aceitas para comorbidade de diabetes.

O município Teutônia segue a resolução nº 089/21 – CIB/RS, com atualizações do Plano Nacional de Operacionalização, de acordo com a nota técnica nº 467/2021 – CGPNI/DEIDT/SVS/MS, que contém orientações da vacinação contra Covid dos grupos de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e gestantes e puérperas.

- publicidade -