Encontro Regional de Jovens do Vale do Taquari ocorre nesta terça-feira em Teutônia

984
Crédito da foto: Luciana Brune / Arquivo pessoal

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto teve a participação da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Teutônia, Liane Brackmann, e da jovem produtora rural Jaíne Sprandel, na manhã desta segunda-feira (12/7). Elas falaram sobre a juventude rural, trazendo informações do Encontro Regional de Jovens do Vale do Taquari, que ocorre nesta semana.

Jaíne pontua que todos os jovens estão bastante animados com este encontro, que ocorre amanhã (13/7). Ela conta que muitos jovens do Vale já confirmaram sua presença. Já é a 5° edição do evento, que ocorre anualmente em diferentes municípios, e este ano será sediado por Teutônia.

Os convites são enviados para Emater e sindicatos dos municípios da região, que encaminharam o nome de dois jovens que participarão presencialmente, já que é preciso manter os cuidados com a pandemia, explica Jaíne. Para os demais participantes será enviado um link para acompanharem virtualmente.

A cada encontro é definida uma pauta, decidida pela comissão de jovens juntamente com a Emater e a Fetag. No evento de amanhã será trabalhado o autoconsumo e a agricultura familiar. Todos jovens que fazem parte dessa comissão trabalham no setor primário.

Jaíne explica que nos últimos anos têm se percebido a busca dos jovens por trabalhar o agroecológico e o orgânico, diversificando o meio rural. Outras formas de manejo, que tragam rentabilidade e segurança, motivam os jovens a permanecerem no campo. O meio rural vem se modificando, com novo estilo de vida e jovens ativos e que buscam se atualizar, o que na avaliação de Jaíne é motivo de alegria.

O autoconsumo, um dos assuntos discutidos no evento, se refere ao que é produzido na propriedade e consumido pela família, diminuindo a necessidade e o custo de comprar no supermercado. É uma forma de estimular os que vivem na cidade também a produzir alimentos, o que trará mais segurança alimentar.

Os jovens que ainda desejam participar do encontro devem fazer contato com o STR ou Emater de seu município, recebendo o link do evento ou de forma presencial. Ainda há algumas vagas. Na parte da tarde, acontecerá uma visita técnica a uma propriedade rural no município.

Liane destaca o plano safra, que teve um aumento em valores, tetos e enquadramentos, mas na opinião da presidente, ainda assim, não contemplou a necessidade que hoje o produtor tem com altos custos.

Neste mês de julho, em que se comemora o dia do colono, além do encontro de jovens, estão programadas duas assembleias, com público reduzido, já que não é possível realizar grandes eventos. Além disso, deve ser realizada uma sessão da Câmara de Vereadores de Teutônia junto à sede do Sindicato, em alusão à data.

Liane ressalta que o movimento sindical deve sempre estar envolvido com a discussão das diferentes políticas, saúde, educação e as políticas diretamente voltadas ao campo. É com este olhar que tem atuado a frente da entidade.

Convidadas: presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Teutônia, Liane Brackmann, e a jovem produtora rural, Jaíne Sprandel
Data: 12/7
Assuntos:
– Encontro regional de jovens do Vale do Taquari;
– Convites via Emater e sindicatos dos municípios;
– Evento ocorre em Teutônia no formato híbrido;
– Autoconsumo e agricultura familiar estarão em pauta;
– O meio rural vem se modificando;
– Plano safra.

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

- publicidade -