Programa Mil Dias de Colinas vira referência para o Brasil

669
Comitiva visitou em visita a sala do Mil Dias / Crédito: Angélica Pott

Na última sexta (14/1), a representante do Conselho Nacional da Justiça Ivânia Ghesti,
acompanhada por uma Comitiva do Governo, esteve em Colinas para conhecer o Projeto
Colinas Mil Dias para Mudar uma Vida Inteira. A reunião técnica aconteceu no Antigo
Armazém Bistrô, na Linha Santo Antônio e serviu para discutir e definir as metodologias de
implementação do programa em nível nacional, tendo como modelo o projeto executado em
Colinas.

Instituído em 2017, o Mil Dias qualificou o atendimento de gestantes e famílias com crianças de até dois anos de vida. Desde lá o programa veio se fortalecendo, chamando a atenção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por conta do Pacto Nacional pela Primeira Infância. Em agosto de 2021 foi publicado o Decreto que institui a Agenda Transversal e Multissetorial da Primeira Infância, visando a melhoria das condições de vida, proteção e promoção dos direitos das crianças, desde a gestação até os seis anos completos.

“O Pacto Nacional pela Primeira Infância precisa da colaboração entre federação, estados e municípios e é do nosso interesse criar esse elo. As crianças merecem o nosso melhor, pois no momento em que cuidamos delas, cuidamos de todo mundo.” – enfatizou Ivânia Ghesti durante a reunião.

Em 2021 o governo federal incluiu a proteção à primeira infância como prioridade no Plano Plurianual, o PPA, de 2020 a 2023, e recomendou que esta inclusão seja feita também pelos prefeitos nos Planos Plurianuais Municipais. “Percebemos um aumento de 88 milhões para 110 milhões no orçamento destinado para a Primeira Infância e Adolescência, o que possibilitará, por exemplo, investimentos na capacitação dos profissionais que trabalham em todos os setores de atendimento às crianças e adolescentes.” – explicou a Deputada Federal e Presidente da Frente Parlamentar pela Primeira Infância, Leandra da Ponte, que participou do encontrou via link.

Compunham ainda a comitiva o Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério da Economia, Roberto Wagner; o Assistente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa e servidor do Tribunal de Contas do RS, Leo Arno Richter e a Coordenadora Estadual do programa Criança Feliz, Marcelli Parlatto Frömming.

O Projeto Mil Dias para Mudar uma Vida Inteira é uma iniciativa da Secretaria da Saúde de Colinas que se tornou uma política pública municipal intersetorial que tem como ponto central a saúde da criança e o desenvolvimento infantil, desde o primeiro dia de gravidez até os dois anos de idade. O ponto de partida é a gestação e a saúde da mãe e do parceiro, seguido pela saúde da criança e seu pleno desenvolvimento, empoderando e informando as famílias sobre nutrição adequada, afeto, carinho e estímulos cognitivos adequados para cada fase dos primeiros mil dias de vida do bebê.

Todo o acompanhamento ocorre através do atendimento da equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde de Colinas, com consultas individuais e oficinas de estímulos. Fora da Unidade, a continuidade do programa é realizada pela EMEI Pequeno Mundo, que acolhe as ações e faz o engajamento com as famílias, e o Departamento de Assistência Social, através dos grupos de convivência e acolhimento, em caso de vulnerabilidade social.

A apresentação do projeto e de toda a rede de apoio multissetorial para a comitiva ficou a cargo da secretária da Saúde Angelita Herrmann e da Coordenadora de Saúde Ana Jasper, uma das idealizadoras do Mil Dias. “O Mil Dias nasceu de uma iniciativa da equipe de saúde, apresentada e prontamente acolhida e apoiada pela administração municipal. Sinto-me muito orgulhoso desse projeto e da equipe que o tornou realidade. No futuro veremos o resultado do trabalho realizado hoje, veremos essas crianças transformadas em pessoas melhores.” – falou emocionado o prefeito de Colinas Sandro Ranieri Herrmann.

Projeto Mil Vidas vira referência nacional / Crédito: Fotos: Angélica Pott

Ações futuras devem envolver a ampliação do Programa Mil Dias para atender crianças até 6 anos de idade, abrangendo assim toda a Primeira Infância, como é proposto no Pacto Nacional da Primeira Infância. Além disso, será criado um Comitê Municipal da Primeira Infância, assim como um levantamento do trabalho realizado até o momento para assim estabelecer metas viáveis, tendo sempre em vista o fortalecimento das ações integradas. “Precisamos garantir a continuidade de um programa tão importante quanto este, independentemente de quem estará à frente da Administração Municipal no futuro. E isto será feito através da apresentação dos resultados das pesquisas que pretendemos fazer junto às crianças atendidas pelo Mil Dias” – colocou a secretária Angelita Herrmann.

Também estiveram presentes na reunião técnica a reitora da UNIVATES Evânia Schneider, a Coordenadora do CRAS de Colinas Jaqueline Scottá, a vice-prefeita Regina Sulzbach, a representante da EMEI Pequeno Mundo Elaine Heilemann, a representante da Secretaria da Educação Magali Rösigh, a diretora da EMEF Ipiranga Fernanda Huppes e a vereadora Sandra Fusiger.

Para encerrar o dia a comitiva realizou uma visita à algumas das unidades que compõe o atendimento multissetorial do Programa Mil Dias: EMEF Ipiranga, EMEI Pequeno Mundo, Unidade Básica de Saúde, onde conheceram a sala do Mil Dias, finalizando o passeio na Prefeitura Municipal.

- publicidade -