Evento esportivo tradicional no município, a Copa Teutônia chega neste ano com a 15ª edição e com a parceria da Cooperativa Languiru. A 15ª Copa Teutônia – Cooperativa Languiru iniciou nesta sexta-feira (21/1), com a cerimônia de abertura na Sociedade Esportiva e Recreativa Gaúcho (SER Gaúcho), do Bairro Teutônia. Nesta edição, participam 29 clubes e 58 equipes, com 1.100 atletas, mais dirigentes, dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e um clube do Uruguai. A competição está prevista para encerrar no dia 26 de janeiro, no campo do Esperança, no Bairro Languiru.
Se em anos anteriores havia seis categorias, em 2022 as equipes foram divididas em quatro faixas etárias: Sub-13 (2009), Sub-14 (2008), Sub-15 (2007) e Sub-16 (2006). Os jogos movimentam nove campos do município: SER Gaúcho (Bairro Teutônia), Esperança (Bairro Languiru), Ouro Verde (Bairro Alesgut), Ribeirense (Linha Ribeiro), Atlético Gaúcho (Bairro Canabarro), Fluminense da Harmonia (Linha Harmonia), Juventude (Linha Frank), Lawi (Linha Wink), e CT Ivo10/Juventus (Bairro Languiru).
Durante esse período, os atletas recebem três refeições diárias (café da manhã, almoço e janta) na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL). Os mesmos estão alojados nas escolas municipais.
A realização da 15ª Copa Teutônia – Cooperativa Languiru é da Administração Municipal, por meio das Secretarias de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer e de Educação, com patrocínio da Cooperativa Languiru, e a organização da empresa Planeta Bola Eventos Esportivos.
A Planeta Bola organiza a Copa Teutônia desde 2007 e o único ano sem competição (2021) foi em função da pandemia. Rubens Andrade Dias, diretor Administrativo, destaca as vantagens para os atletas. “Tem o benefício de intercâmbio com equipes de outras regiões e também de outros países. É um dos maiores sonhos nesta idade, poder vivenciar um torneio com as rotinas de concentração, idas aos campos, refeições com os colegas de time, é uma experiência inesquecível”, avalia Dias.
O secretário de Esporte, Luias Henrique Wermann, explica as vantagens da Copa Teutônia para o município. “Os benefícios do evento são inúmeros. Na área econômica, movimenta uma infinidade de segmentos, principalmente restaurantes, rede hoteleira, supermercados, praças esportivas do município, e lojas de artigos esportivos”, avalia. Outro ganho para Teutônia é o reconhecimento nacional e da América Latina. “Neste ano, recebemos delegações do Uruguai, ocorrendo um grande choque cultural e troca de conhecimentos”, ressalta.