Testes positivos de covid valem como atestado em Teutônia

Apresentando os testes positivados de covid realizados em farmácias e laboratórios, estando com as três doses, o atestado será de 5 dias, não estando com as três doses, 7 dias

1039
Crédito: Carla Beckmann

Desde a semana passada, um decreto emitido pela Prefeitura de Teutônia, valida o teste de farmácia positivo para a covid, automaticamente como atestado de liberação das atividades profissionais. Esta mudança na legislação teutoniense durante a pandemia, facilita e evita, que pacientes contaminados com covid, venham a procurar unidades de saúde para buscar junto aos médicos o atestado liberatório.

O prefeito Celso Aloísio Forneck, explicou no Programa Espaço Aberto da Rádio Popular, os motivos que levaram o município a tomar a medida. “Hoje temos que ter uma atenção redobrada em ajudar a população, facilitar as coisas. Então, o decreto que nós assinamos é de que os testes positivados em farmácias, laboratórios, servem como atestado. Porque antes a pessoa ía na farmácia, fazia o teste, positivava e aí ela tinha que ir no hospital pegar um atestado médico. Ela estava contaminada, ela levava o vírus. Então a partir do decreto, quarta-feira, as pessoas que positivarem na farmácia ou nos laboratórios, esse documento, nós falamos com as empresas, vale como atestado”, explica.

Por tanto, desde a emissão do decreto, está vigente uma nova regulamentação em Teutônia que valida o teste de farmácia positivo para a covid, automaticamente como atestado liberatório, conforme previsto na legislação estadual. “Apresentando ele, e aí se está com as três doses, 5 dias, se não está com as três doses, 7 dias. Essa inclusive nós adequamos a lei do Estado. A outra, para facilitar, a partir de segunda-feira (31/1), todas as gestantes que precisam fazer algum exame, elas podem ir direto no laboratório fazer esse exame, não precisa passar no hospital até para nós auxiliarmos elas a não se contaminarem”, esclarece.

- publicidade -