Programa visa reduzir o número de fumantes em Carlos Barbosa

795
Encontro foi realizado na sexta-feira (07/07) contou com a participação do Médico Clínico Geral Germano Hering/Crédito da foto: Thais Cristina Formentini/Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde de Carlos Barbosa realiza duas vezes ao ano o “Programa de Controle ao Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer”. Com o objetivo de reduzir o número de fumantes através de ações preventivas, o programa conta com oito encontros que seguem um cronograma do Ministério da Saúde. Nas primeiras quatro reuniões são abordados temas disponibilizados em livros pelo Governo Federal, que buscam a reflexão sobre as consequências de fumar e motivam os participantes a vencer os obstáculos ao deixar o vício, bem como os benefícios obtidos a partir disso. Nos demais encontros são realizadas conversas com profissionais da área da saúde.

Segundo a Coordenadora do programa em Carlos Barbosa, Viviane Gaspary Ardanaz, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde – OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo. “É importante a participação de quem está tentando perder o vício em todos os encontros, pois o participante deve estar ciente que o tabagismo causa problemas de saúde e pode inclusive matar”, salienta a Coordenadora.

O encontro realizado na sexta-feira (07/07) que foi o sétimo do atual grupo, contou com a participação do Médico Clínico Geral Germano Hering. Durante a conversa com os participantes o médico abordou assuntos relacionados à saúde, mostrando as vantagens de abandonar o vício e o reflexo disto na qualidade de vida. Hering ressalta que é muito difícil parar de fumar sozinho, e esse apoio ofertado através da realização dos grupos é fundamental.

O próximo e último encontro deste grupo será realizado no dia 04 de agosto, com início às 13h30, no Auditório do Centro Municipal de Saúde.

- publicidade -