Parque dos Dick está com iluminação e energia plenamente restabelecidas

1062
Comunidade já desfruta da iluminação do parque para pratricar esportes à noite/Crédito da foto: Rafael Scheeren Grün/Divulgação

O Parque Professor Theobaldo Dick está com a energia e iluminação plenamente restabelecidas pela Prefeitura de Lajeado. Técnicos de empresa terceirizada contratada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp) instalaram hastes de aterramento em todos postes do parque, isolando os mesmos, o que evita que alguém possa receber uma descarga elétrica. Também foi feita a ligação dos circuitos elétricos com disjuntores residuais, sistema de segurança que desarma a energia quando ocorre algum curto circuito ou alteração na rede de energia. Além disso, foram instalados medidores de energia. O trabalho foi concluído na segunda-feira (31/07).

Segundo o titular da Seosp, Cassiano Jung, a iluminação do parque foi, inclusive, ampliada. “Nas pistas de caminhada que ficam dentro do mato, próximas ao Caps, voltou a ter iluminação depois de muito tempo”, afirma Jung. O serviço foifiscalizado e acompanhado por engenheiro eletricista do município.

Saiba mais

Após desligar a energia interna do Parque dos Dick em função do acidente fatal que acometeu Sidinei Borges do Amaral, em 22 de fevereiro, quando o mesmo se encostou em uma poste de iluminação que estava energizado, a Prefeitura de Lajeado iniciou os ajustes necessários para restabelecer, com segurança, a energia da área de lazer. O motivo pelo qual demorou três meses para que os reparos fossem iniciados se deve à exigência legal de se realizar processo licitatório, tendo em vista que o valor para compra dos materiais necessários foi de R$ 13.649,90.

Após deligar a energia do parque, o Executivo contratou, no final de fevereiro, profissional especializado incumbido de fazer um laudo que apontasse as alterações necessárias para que a rede de energia pudesse ser restabelecida com segurança. De posse do referido laudo, o Executivo se deteve a fazer um levantamento criterioso dos materiais elétricos que viabilizassem os ajustes e, a partir daí, se abriu o processo licitatório 10 – 01/2017.

A modalidade licitatória escolhida para a compra dos materiais foi Convite, sendo que dez empresas foram convidadas a participar do processo, realizado no dia 13 de abril. A empresa vencedora foi notificada do resultado e recebeu a informação do empenho de número 3981, para pagamento dos materiais, no dia 24 de abril. Desde então, a Prefeitura de Lajeado aguardou a entrega dos materiais, que ocorreu com atraso. “Tivemos de esperar a entrega, pois demoraria mais abrir nova licitação e, dessa forma, prejudicaria a comunidade que aguardavaansiosa o restabelecimento da energia no parque”, afirma o secretário Cassiano Jung.

- publicidade -