Hora do Mamaço destaca importância da amamentação

1262
Amamentação proporciona o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê

Para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu no sábado, 5 de agosto, a primeira edição da Hora do Mamaço em Teutônia. A proposta é incentivada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação e ocorreu em outras cidades brasileiras. O evento contou com exposição de fotos de ensaios newborn, hora do conto para as crianças, maquiagem artística e arte gestacional, além de um bate-papo sobre amamentação e desmame com profissionais da saúde e mães.

O objetivo do evento foi apoiar e incentivar o aleitamento materno, através da troca de experiências em uma roda de conversa, com relatos de mães sobre o momento de amamentar seus filhos. Os benefícios do ato também foram discutidos, como a diminuição do risco de câncer de mama e ovário, de anemia e de osteoporose nas mães que amamentam. “O leite materno é rico em nutrientes para a alimentação do bebê e ajuda a prevenir diarreia, infecção e alergias nas crianças”, comentou a enfermeira Roseleia Halmenschlager. O leite materno também diminui o risco de problemas cardiovasculares e de diabetes nas crianças.

Outro benefício proporcionado pela amamentação é o vínculo criado entre mães e bebês. “Tenho duas filhas e amamentei no peito as duas. Este momento criou um vínculo ainda mais forte de carinho, amor e proteção entre elas e eu”, destacou a enfermeira e também sub-secretária de Saúde, Heloísa Mello.

A Organização Mundial de Saúde orienta que até os seis meses de idade, os bebês sejam alimentados exclusivamente no peito. Atualmente, 38% das crianças até essa idade são amamentadas apenas com leite materno. A expectativa é que este número chegue a 55% em 2025.

- publicidade -