Incentivo a empresas estimula desenvolvimento econômico

730
Um dos incentivos são horas-máquina para serviços em obras/Crédito da foto: Priscila Pilletti/Divulgação

Buscando oferecer iniciativas e condições que estimulem o crescimento econômico, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Indústria e Comércio (SMPIC), oferece suporte às empresas garibaldenses.

No primeiro semestre de 2017, cerca de 30 empresas foram beneficiadas com horas-máquina para aterro, terraplanagem e acesso a empreendimentos novos e já instalados no município. A SMPIC tem buscado diversificar os auxílios para poder atender a um número maior de empresas, que em sua maioria são de pequeno e médio porte.

Em contato com os empresários, o secretário Paulo Salvi percebe que esses serviços, mesmo que pequenos, são fundamentais para o desenvolvimento dos empreendimentos e, muitas vezes, demandados de forma imediata.

Além disso, para facilitar os processos do setor, o atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI) de Garibaldi passou a ser realizado na SMPIC, junto à Prefeitura, no último mês de junho. No local são realizados todos os serviços direcionados aos MEIs, como abertura de empresa, alteração de atividade ou endereço, encerramento ou esclarecimento de dúvidas. Com mais esta facilidade, o município contabiliza o expressivo número de 970 MEIs, aproximadamente.

Os microempreendimentos têm uma participação cada vez maior na economia nacional, uma vez que foram responsáveis por 79% do total de novos negócios no Brasil de janeiro a maio de 2017, conforme o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas.

Ainda este ano a, Prefeitura implantará a Sala do Empreendedor, que vai centralizar todas as demandas em um só local e fará com que o contato seja ainda mais rápido e direto com quem gera emprego e renda no município. “Com a Sala em funcionamento, pretendemos ampliar a participação do empresário e das entidades representativas do setor para a discussão permanente de políticas públicas e parcerias para o desenvolvimento de nossa cidade de forma sustentável e equilibrada”, finaliza Salvi.

- publicidade -