Produtores de todo Estado protestam em Teutônia

1284
Produtores se reuniram em frente à empresa/Crédito da foto: Paloma Griesang

Produtores da região e de todo o Estado realizaram protesto na manhã desta sexta-feira (24/11), em Teutônia. Os manifestantes, mobilizados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) se reuniram em frente à empresa Lactalis, no Bairro Alesgut. A rua Erno Dahmer e a entrada da empresa ficaram bloqueadas durante a manifestação.

De acordo com o presidente da Fetag-RS Carlos Joel da Silva os principais pontos de reivindicação são as importações de leite estrangeiro, principalmente do Uruguai e Argentina. Além da insegurança e valor de pagamento do litro de leite ao produtor.

Com faixas e bandeiras os trabalhadores rurais se manifestaram durante a manhã e início da tarde. Uma comitiva da Fetag-RS foi recebida pela diretoria da Lactalis para um debate sobre a pauta do movimento. Ficou definida uma nova reunião para o dia 05 de dezembro, desta vez em Porto Alegre. A nova reunião deve reunir mais entidades, a empresa e quem sabe representantes do governo.

Os produtores fizeram ainda um derramamento simbólico de leite, além de ocuparem parte do pátio interno da empresa. Outro protesto também foi realizado, simultâneamente, em Palmeira das Missões, em frente a Nestlé. A escolha pelas duas empresa se deu por serem as maiores empresas do Estado e por importarem leite de outros países.

Produtores fizeram derramamento simbólico de leite
- publicidade -