Governo de Estrela destina novas áreas para programa habitacional

580
Área no Bairro Moinhos destinada para o programa habitacional / Foto: Paulo Ricardo Schneider

Município solicita aval dos vereadores para doar terrenos nos bairros das Indústrias e Moinhos

O Governo de Estrela encaminhou, à Câmara de Vereadores, projeto de lei pelo qual solicita autorização legislativa para doar mais duas áreas de terras ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), administrado pela Caixa Econômica federal.

Um dos imóveis, com 3.137,15 metros quadrados, localiza-se na Avenida Augusto Frederico Markus, no Bairro das Indústrias. O outro, com 1.6209,84 metros quadrados, está situado na Rua dos Marinheiros, no Bairro Moinhos. As duas áreas destinam-se à construção de moradias pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, num investimento de R$ 8,4 milhões.

O objetivo do Governo é construir prédios com apartamentos para realocar famílias que vivem em áreas de risco, procurando mantê-las, na medida do possível, próximas aos locais nos quais residem atualmente. O secretário do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, José Itamar Alves, lembra que o município possuía um déficit de mais de 500 moradias. Parte já foi realocada com a construção das 250 casas dos núcleos Nova Morada I e II, em Novo Paraíso. Com isto, segundo ele, a demanda  será praticamente zerada. Retirar as famílias que hoje moram em área de risco é a prioridade, conforme Alves.

Na última semana o secretário e o chefe de Gabinete do prefeito Rafael Mallmann, Cliver Fiegenbaun, estiveram no Ministério das Cidades, em Brasília, onde foi protocolado pedido para a construção de 120 apartamentos, os quais terão 44 metros quadrados. No entanto, segundo Alves, Estrela poderá ser contemplada com até 200 unidades. Até o próximo dia 13 de abril a prefeitura deve entregar o projeto na Caixa Econômica Federal para aprovação. Depois disto é feita licitação e serão abertas as inscrições das famílias, cuja renda deve ser de até R$ 1,8 mil mensais. O projeto de lei para doação das áreas deu entrada na sessão da última segunda-feira  (19.03) e foi baixado para análise das comissões internas do Legislativo.

- publicidade -