Participantes do 40º Colóquio Literário conhecem conteúdo de pesquisa sobre imigração

Evento realizado pela Alivat reuniu mais de 50 pessoas

894
Pré-apresentação: conteúdo de pesquisa histórica deverá ser lançado em livro até julho

O 40º Colóquio Literário realizado pela Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) reuniu 52 pessoas no salão de festas do Condomínio Blumen Park da Imojel, em Conventos, Lajeado, na quinta-feira (03/05). Entre os participantes esteve o presidente do Centro de Apoio a Pesquisas e Encontros Familiares (Capef) Marco Kreimeier e presidente do Centro de Cultura Alemã de Lajeado Ademar Breitenbach.

O assunto literário do encontro foi apresentado pelos escritores Lucildo Ahlert  e Deolí Gräff. Eles revelaram o conteúdo de uma pesquisa sobre a imigração alemã em Lajeado e no Vale do Taquari, que será editado em livro sob o título Unsere Heimat (Nossa Pátria).  A busca de informações foi centralizada no personagem Antônio Fialho de Vargas, que fez a comercialização das áreas de terra aos imigrantes.

O presidente do Capef, Marco Kreimeier elogiou o trabalho dos pesquisadores Lucildo Ahlert e Deolí Gräff (ambos também são integrantes do Capef), que “estão oferecendo uma nova visão sobre os fatos”. Ele destacou a importância de “ampliar a interpretação dos acontecimentos que envolveram as famílias dos imigrantes e estou muito curioso para o lançamento do livro e poder ler”.

O responsável pela edição da obra, Edmilson Severo anunciou que possivelmente até julho o livro deverá estar pronto para o lançamento.  “A partir deste livro nós temos outros planos, porque consideramos o conteúdo extraordinário e que merece ser aproveitado e valorizado”, afirmou Severo.

- publicidade -