Doação de livros amplia e diversifica Biblioteca Municipal de Lajeado

1125
Crédito da foto: Jovana Dullius/Divulgação

Livros, revistas e jornais compõem o acervo da Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan, de Lajeado. Já são 44 mil livros disponíveis à população, mas a biblioteca conta com o auxílio dos seus leitores para receber doações de materiais para ampliar, diversificar e atualizar ainda mais as estantes. A ideia é estimular que leitores e amantes dos livros compartilham suas novas obras após a leitura para que outras pessoas tenham acesso.

É o caso do professor José Marcos Ilha, que compra seus livros, lê e então doa à biblioteca. Leitor da Biblioteca Municipal desde 2001, faz as doações desde que chegou. “Gosto de comprar livros e ler. Faço doações à biblioteca porque assim as obras ficam disponíveis para outros leitores, e eu posso compartilhar o grande prazer que a leitura proporciona”, contou José.

A Biblioteca recebe livros de doações mensalmente. No momento da doação, o leitor recebe um termo para assinar autorizando o uso pela biblioteca ou o repasse para outras entidades. Trabalhando na biblioteca há 11 anos, Kelen Batisti Giongo ressalta a importância destes doadores para o acervo. “As doações auxiliam na atualização dos nossos livros, trazendo mais opções para os leitores. Nós precisamos lembrar a população que outras pessoas também vão ler os livros depois delas. Queremos que as pessoas tenham cuidado no manuseio para que todos possam aproveitar os materiais”, explicou Kelen, observando a necessidade do cuidado com os materiais retirados.

Leitora voraz e frequentadora assídua da biblioteca de Lajeado, Lourdes Maria Pretto lê em média três livros por mês. Para ela, ler é como entrar num mundo diferente. “Eu estou sempre rodeada de livros. Acredito que quem lê nunca está só. Ler instrui, auxilia na escrita, na forma de ver as coisas e abre horizontes – apontou Lourdes, que já doou livros para a biblioteca e vê a doação como uma ação necessária. – A biblioteca é um local para estudo, para leitura e para conhecimento. Doei os livros que tinha em casa e admiro muito quem doa frequentemente. Além de dar acesso à população, contribui para aumentar a biblioteca”, destacou.

COMO FAZER DOAÇÕES

– Para fazer doações, as obras devem estar em bom estado e devem ser entregues na biblioteca pública.

– Desde a implantação do novo sistema informatizado, os leitores da Biblioteca podem fazer suas reservas e renovações pela internet, através do site http://biblioteca.lajeado-rs. com.br.

– A Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan atende de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e na sexta-feira, das 8h às 14h. No primeiro sábado de cada mês, o atendimento é realizado das 8h30 às 11h30.

QUEM FOI JOÃO FREDERICO SCHAAN

Nascido em Montenegro em 1894, João Frederico Schaan foi o criador da Biblioteca Pública Municipal em 26 de janeiro de 1941. Foi empresário industrial e Prefeito de Lajeado de 1936 até 1940.

- publicidade -