Estudo sobre fluxo migratório de haitianos no Vale do Taquari é apresentado na Espanha

Pesquisa é realizada no PPG em Ambiente e Desenvolvimento

959
Trabalho foi apresentado pelo pelo doutorando Ivandro Carlos Rosa na XIII Conferência Internacional de Ciências Sociais Interdisciplinares

Na linha de pesquisa Espaço e Problemas Socioambientais do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates as migrações são um dos temas de estudo. Um exemplo é o artigo “Los flujos migratorios haitianos dinamizan pequeñas ciudades de Rio Grande del Sur – Brasil“, apresentado pelo doutorando Ivandro Carlos Rosa na XIII Conferência Internacional de Ciências Sociais Interdisciplinares, que ocorreu entre os dias 25 e 27 de julho na Universidade de Granada, na Andaluzia, Espanha.

De acordo com Rosa, o estudo é centrado no fluxo migratório de haitianos para o Brasil, com ênfase nas inter-relações desses imigrantes com os diversos atores da sociedade de acolhida nas pequenas cidades do Vale do Taquari. “Desde 2012 a região recebeu um fluxo migratório estimulado pela oferta de empregos em empresas privadas e cooperativas. Essa situação se alterou com a crise econômica brasileira que teve início em 2014 e se refletiu na dificuldade de se conseguir emprego nas localidades estudadas”, analisa o doutorando.

O trabalho também indica a preferência dos imigrantes pelo estabelecimento em áreas urbanas devido às oportunidades, ainda que alguns migrantes tenham se estabelecido nas zonas rurais. Rosa analisa ainda que no estudo foi possível perceber a dificuldade de discernir questões relativas aos fluxos migratórios em razão das rápidas e constantes mudanças, o que demonstra a dificuldade de se apreender a realidade estudada enquanto elas acontecem.

O artigo foi produzido com orientação da professora doutora Margarita Mejía e colaboração do professor doutor Eduardo Périco.

- publicidade -