Alunos de Fazenda Vilanova visitam aterro sanitário de Teutônia

1732
Alunos de Fazenda Vilanova conheceram o aterro sanitário de Teutônia

O aterro sanitário de Teutônia tem sido um verdadeiro laboratório para alunos do Ensino Fundamental. Conhecer o processo de triagem e destinação do lixo tem despertado a atenção dos jovens. Neste sentido, as visitas ao aterro sanitário também são uma das formas de conscientizá-los sobre o descarte correto do lixo. Durante todo o ano, especialmente entre os meses de junho e agosto, o aterro sanitário foi visitado por inúmeras escolas de Teutônia.

O trabalho desenvolvido no local também servido de referência para educandários de outros municípios. Na terça-feira, dia 21 de agosto, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso, do Centro de Fazenda Vilanova, estiveram no aterro, acompanhados por três professoras. Na ocasião, eles conheceram de perto como funciona um aterro sanitário, além de vivenciarem a rotina de quem trabalha lá.

A visita foi guiada pelo servidor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia Adran Jonatan Wozniak. “Eles esclareceram dúvidas, como de onde vem o lixo, como funciona a triagem, entre outras. Foi muito legal ver o interesse deles e acredito que eles vivenciaram uma ótima experiência. Ao mesmo tempo, é muito bom ver que o nosso trabalho tem servido de referência para outros municípios”, coloca.

As visitas de escolas ao aterro sanitário integram as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. “Entendemos que a educação é o principal meio para conscientizarmos as futuras gerações sobre o descarte correto do lixo. Ao conhecerem o aterro sanitário e visualizarem as dificuldades aqui encontradas quando não há destinação correta do lixo, os alunos podem desenvolver essa consciência e estimular, inclusive, seus pais a mudarem seus hábitos”, frisa o titular da pasta, Gilson Amir Hollmann.

- publicidade -