Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos apresentam suas demandas ao Comdica de Teutônia

1014
Jovens tiveram a oportunidade de apresentarem as suas demandas ao Comdica

O protagonismo juvenil tem recebido atenção especial do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Teutônia. Neste sentido, diversas atividades são desenvolvidas com os adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em três grupos, sendo dois de 11 a 17 anos e um de 9 a 12 anos.

Uma das ações desenvolvidas recentemente foi o levantamento de demandas que os jovens visualizam em seus territórios. Nesta atividade, os jovens elencaram as demandas, cujas melhorias podem promover a socialização, o lazer e o bem-estar da comunidade. Dentre as sugestões apontadas estão melhorias e manutenção em áreas de lazer, atividades esportivas variadas, eventos musicais para jovens nos territórios, mais opções de alimentação e comércio, arborização de vias e parques, segurança, mais opções de itinerários urbanos, melhorias na iluminação, reparos em vias urbanas e rurais, acessibilidade, internet gratuita em mais áreas públicas, entre outras.

Além de elencar as demandas, os adolescentes tiveram a oportunidade de apresentar as sugestões de cada grupo ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Durante reunião ordinária do Comdica no dia 23 de agosto, realizada no Cras, os conselheiros ouviram as demandas, que tendem a entrar na ordem do dia dos próximos encontros, visando atende-las, na medida do possível.

Para a estudante L. A. G., 12 anos, da Linha São Jacó, elencar as demandas necessárias em sua comunidade foi uma forma de oportunizar aos jovens mostrarem a sua voz. “Achei interessante. Pude conhecer melhor o território dos colegas, assim como eles puderam conhecer o meu. Foi uma forma de colocarmos as nossas necessidades, mostrar que também gostamos de ser ouvidos”, frisa.

O presidente do Comdica, Daniel Schaeffer, enaltece que a participação dos jovens frequentadores dos grupos foi um momento importante de interação. “Foi uma ótima oportunidade de manifestação por parte dos jovens e incitar seu comprometimento com as pautas sugeridas. A atividades também  possui um caráter didático, onde o Comdica, através dos representantes de toda a Rede, materializa sua atuação na defesa dos interesses e direitos de crianças e adolescentes”, salienta.

Segundo a coordenadora do Cras, Suzana Kilpp Dickel, a participação dos jovens na reunião do Comdica aproximou conselheiros e adolescentes. “Os adolescentes tiveram a oportunidade de apresentar as atividades desenvolvidas nos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos, bem como compartilhar demandas que apontam como necessárias em seus territórios. Através dessa aproximação, também buscamos o apoio do Comdica no que diz respeito às políticas públicas voltadas para este público. Assim, se possibilita que os adolescentes tenham as suas demandas estudadas”, frisa.

Atualmente, o Cras de Teutônia atende 60 adolescentes através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O SCFV também atende a outros grupos, como adultos, idosos, pessoas com deficiência, entre outros. O objetivo deste serviço é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

- publicidade -