Projeto do Lions Club Lajeado Florestal leva teste de visão a cerca de 21 mil estudantes da região

1144
Projeto objetiva a prevenção e tratamento de deficiências visuais

Desenvolver programas de visão focados na prevenção da cegueira tem sido um dos propósitos dos Lions Clubs Internacional desde 1925 e essa missão de atender as causas humanitárias e promover trabalhos voltados a comunidades locais desempenhada pelos leões foi a inspiração para a divisão Lajeado Florestal elaborar o projeto Compartilhando a Visão. Por meio dele, a entidade contará com o patrocínio da Construtora Zagonel e da Sicredi Integração RS/MG para proporcionar testes de acuidade visual a cerca de 21 mil estudantes de 123 escolas públicas dos municípios de Lajeado, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Mato Leitão, Progresso, Santa Clara do Sul, Sério e Travesseiro.

Coordenador do projeto, José Zagonel explica que a ideia surgiu da constatação de que milhares de crianças no mundo perdem a visão pela falta de percepção dos pais, por incapacidade financeira para um tratamento ou pelo desconhecimento sobre o tema. Segundo ele, cerca de 80% das deficiências visuais podem ser prevenidas ou curadas se identificadas e tratadas em tempo hábil e por isso a preocupação do Lions Club Lajeado Florestal em garantir a crianças e adolescentes da região informação e tratamento adequado a partir de testes para identificação de problemas.

O exame de acuidade visual consiste na avaliação da capacidade de enxergar com nitidez, distinguindo formas, cores e tamanhos, e, caso seja constatada uma função reduzida da visão, o estudante será encaminhado para consulta com um profissional da área oftalmológica que diagnosticará o grau dos óculos a serem adotados. Todos que necessitarem, receberão os óculos doados pelos patrocinadores.

Lançamento

Conforme Zagonel, a aplicação dos testes iniciais exigirá a presença de um ou mais professores de cada escola na sede da Secretaria Municipal de Educação da respectiva cidade e começará logo após o evento de lançamento da campanha. Tal solenidade ocorre no dia 24 de setembro, às 19h, no Auditório da Sicredi em Lajeado, exclusivamente para imprensa e convidados, dentre os quais estarão autoridades estaduais e municipais, diretores de escolas e demais parceiros. O Compartilhando a Visão tem ainda o apoio de Charrua Combustíveis, Bebidas Fruki, Compensados Lajeado, Jiovana Friedrich e Fundação Lions LD-3.

- publicidade -